No dia 20 de novembro, o Polo de Currais realizou o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do curso de Pedagogia Intercultural Indígena ofertado pela UFPI no âmbito do PARFOR EQUIDADE.
Evento ocorreu no Sindicato dos Servidores Públicos do município
Durante o evento, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância do momento. “Hoje, a UFPI e toda a sociedade piauiense vivem um grande marco. A implantação desse curso representa uma conquista para todos nós e é resultado de um trabalho colaborativo e dialógico. Essa ação do governo federal possui um alcance social muito grande, porque além de formar professores para atuarem em comunidades indígenas, oportunizará o ingresso na educação superior de pessoas oriundas desse grupo historicamente marginalizado em nossa sociedade”, afirmou.
Profa. Glória destacou se tratar de um grande marco
Segundo o Coordenador do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, é uma importante vitória para a UFPI e para os povos indígenas do Piauí. “Desde 2014 os povos indígenas do Piauí reivindicavam um processo de educação escolar indígena diferenciado e intercultural. E com a implantação desse curso, a UFPI fortalece a luta dos povos indígenas, para que eles possam de fato conquistar uma política educacional que respeite os seus modos de ser e de fazer educação como diz a Constituição Federal”.
Prof. Raimundo Nonato apresentou objetivos do curso para os alunos
Dando as boas-vindas aos novos cursistas, o Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, enfatizou que o curso irá beneficiar tanto o município como toda a região. “Estamos muito felizes em receber cada um de vocês aqui. Gostaria de dizer para vocês, cursistas, que agarrem essa oportunidade e que aproveitem essa formação ao máximo. Que seja uma jornada de muito sucesso para todos”, frisou.
Professores Cícero Barros, Glória Ferro, Analicia Alves (Secretária de Educação de Currais) e Raimundo Nonato
Para o cursista Jheisson de Oliveira, o Seminário permitiu conhecer um pouco mais sobre o curso. “Diante de tudo que foi discutido, foi possível entendermos melhor como o nosso curso será desenvolvido. Além disso, o evento possibilitou também que nós conhecêssemos mais sobre a luta dos povos originários por direitos e oportunidades, por tudo aquilo que lhes foi tirado. Acredito que será um curso que terá um peso muito grande para a nossa região”.
Cursistas reunidos com coordenadores
A Secretária de Educação do município, Analicia Alves, reiterou que quando se coloca educação como prioridade, não tem como dar errado. “Nunca é tarde para aprendermos, nunca é tarde para corrermos atrás dos nossos objetivos. A educação de Currais tem alcançado patamares muito importantes e o PARFOR/UFPI é um grande parceiro nesse processo de construção dos saberes. É uma alegria muito grande estarmos aqui reunidos dando início a mais um curso ofertado pelo Programa”, enfatizou.