PARFOR EQUIDADE/UFPI: Polo de Luzilândia realiza Abertura das Atividades Acadêmicas do curso de Educação Especial Inclusiva

Nessa segunda-feira (16), o Polo de Luzilândia realizou o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do curso de Educação Especial Inclusiva, ofertado no âmbito da UFPI pelo PARFOR EQUIDADE.

 

Evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município

Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou que estamos inaugurando um novo momento com a chegada do curso. “A Universidade não será mais a mesma. Todos os grupos têm direito a uma formação superior. Não é possível pensarmos em uma educação cidadã sem inclusão, sem combate ao preconceito e a todo tipo de violência e discriminação. Estamos muito felizes em estarmos fazendo parte disso”, destacou.

Profa. Glória Ferro deu as boas-vindas aos novos cursistas

Segundo a Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, a implantação do curso é uma vitória para a UFPI e para toda a sociedade piauiense. “São pouquíssimas as universidades no país que ofertam um curso elaborado para atender as demandas do público da Educação Especial, no que diz respeito aos direitos, ao processo de escolarização e à formação de professores. O Piauí e a UFPI vivem um marco histórico na área da educação e da formação de professores, particularmente”.

Profa. Ana Valéria apresentou objetivos do curso

A Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, reiterou que o curso de Educação Especial Inclusiva proporciona uma formação que valoriza o respeito à diversidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades. “Acredito que os cursistas, além de aprenderem teorias e práticas pedagógicas, também irão desenvolver uma profunda compreensão do papel que todos nós temos na construção de um mundo mais justo e inclusivo”, avaliou.

Professoras Isabela Barros e Glória Ferro

Para a cursista Jéssica Grigoria, mãe de uma criança com autismo, o curso representa a realização de um sonho. “Já atuo como professora auxiliar e sempre quis me especializar nessa área, por amor e também por ser uma mãe atípica. O curso terá uma importância enorme tanto na minha formação profissional como pessoal. Estou muito feliz por essa oportunidade”, enfatizou.

Jéssica Grigoria durante Seminário

Presente no evento, o vice-prefeito de Luzilândia, Oliveirinha, assegurou a continuação da parceria do município com o Programa. “Desde quando assumimos a nossa gestão, eu e a prefeita Fernanda Marques, nós tivemos essa preocupação de qualificar os nossos professores. Essa parceria com a UFPI, por meio do PARFOR, é muito positiva e continuará nos próximos 4 anos, que nós iremos estar novamente à frente da gestão, pois a forma de desenvolvermos um município é investindo em educação”.

Vice-prefeito Oliveirinha destacou benefícios da parceria com o PARFOR

A Secretária de Educação do município, Laiana Fenelon, frisou a satisfação pela implantação de mais um curso pelo PARFOR/UFPI. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados e a chegada desse novo curso, que vem com um objetivo bem detalhado e firme, fará com que continuemos avançando nas políticas de educação inclusiva no nosso município”, disse.

Secretária Laiana Fenelon apontou importância das políticas de inclusão

Durante todo o mês de dezembro e início de janeiro de 2025, os Seminários serão realizados nos Polos que ofertam cursos do PARFOR EQUIDADE/UFPI.

Confira mais fotos do evento: