282 professores formadores são recepcionados em Encontro de Formação Docente 2024.2

Abertura do evento ocorreu no Cine Teatro da UFPI

Abordando o tema “A Formação de Professores(as) para a Equidade: Interculturalidade e Inclusão em Debate”, foi realizado nessa segunda-feira (09), o Encontro de Formação Docente para recepcionar os 282 professores formadores selecionados para atuar nos cursos do PARFOR/UFPI e do PARFOR EQUIDADE/UFPI, no período letivo 2024.2.

Durante o evento, foram apresentadas as especificidades do PARFOR e do PARFOR EQUIDADE, a logística de funcionamento dos Programas no âmbito da Instituição, com contextualização do projeto formativo do PARFOR e do PARFOR EQUIDADE na UFPI, destacando a organização de tempos e espaços formativos, do regulamento dos Programas e as normas de funcionamento dos cursos de graduação da UFPI, além do planejamento das atividades que serão desenvolvidas no período letivo 2024.2.

       Foram recepcionados todos os professores formadores selecionados para o período 2024.2

Na ocasião, o Prof. Willian Matsumura, Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), destacou a satisfação em poder fazer parte de mais um momento especial do Programa. “Há um ano, mais especificamente nesse último semestre, estou tendo a honra e a oportunidade de conhecer mais de perto as atividades do PARFOR, participando efetivamente da seleção tanto dos professores como dos cursistas. E aprendi a trabalhar com uma equipe muito mais dinâmica, que envolve lideranças comunitárias, lideranças dos povos originários, dos quilombolas, coordenadores de cursos e locais, e isso faz toda a diferença na qualidade do trabalho desenvolvido”.

Professores Willian e Glória Ferro durante evento

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, deu as boas-vindas aos professores e falou sobre a chegada do PARFOR EQUIDADE. “É com muita alegria que damos as boas-vindas a todos vocês. Vivemos um momento muito especial, com a implantação de novos quatros cursos pelo PARFOR EQUIDADE. E, se PARFOR, no seu nascedouro, já é um Programa com um alcance social muito grande, o PARFOR EQUIDADE possui um alcance ainda maior. Essa é uma ação que visa realizar uma reparação histórica a grupos que foram marginalizados na nossa sociedade”, enfatizou.

Coordenações Institucional, de Polos e de Cursos do PARFOR e do PARFOR EQUIDADE/UFPI

O  evento visou  fomentar o debate acerca da importância da formação de professores(as) em serviço na educação básica, na perspectiva da equidade, como condição indispensável à construção de uma educação cidadã e inclusiva. Para isso, foi realizada a Roda de Diálogo “A formação de professores(as) para a equidade: interculturalidade e inclusão em debate”, que teve como debatedores: Dra. Carmen Lúcia Lima (CCHL/PPGAnt/UFPI), Dr. Cássio Eduardo Miranda (CCE/DEFE/PPGSC/RENASF/UFPI), Maria Assunção Aguiar (Socióloga/militante do movimento negro, movimento de mulheres negras, matrizes Africanas e dos movimentos quilombolas/Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários – SASC), com mediação da Profa. Leila Alexandre, Coordenadora do Curso de Educação Bilingue de Surdos do PARFOR EQUIDADE/UFPI.

Roda de Diálogo 1 discutiu formação para a equidade

Durante a Roda de Diálogo 2: “Pesquisa e Extensão no PARFOR/UFPI: SIMPARFOR/INTERPARFOR e ACE como eixo condutor do projeto formativo interdisciplinar”, a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, ressaltou as especificidades do Programa. “A ideia do nosso encontro de formação é justamente buscar alinhar as nossas atividades, as nossas propostas de trabalho e discutir a prática pedagógica do Programa. O PARFOR da UFPI possui algumas características próprias, como as relacionadas às práticas de extensão, por exemplo, e esse momento é fundamental para que todos vocês possam começar o semestre entendendo melhor como tudo funciona”, frisou.

Roda de diálogo 2 discutiu especificidades do Programa na UFPI

Para Hebert Portela, professor cego que atuará no curso de Educação Especial Inclusiva, no Polo de Teresina, não são as pessoas com deficiência que devem se adequar à sociedade, mas a sociedade que precisa se adequar a elas. “Para mim, estar aqui já está uma conquista muito grande, pois eu carrego uma história que não é só minha, mas de todo o público que eu represento. Nós sabemos que as barreiras enfrentadas por nós não são apenas as arquitetônicas. Muitas vezes elas são as menores, quando percebemos que as pessoas não são sensíveis aos outros tipos de acessibilidade. Por isso que a Universidade precisa garantir não apenas o acesso, mas também a permanência, a participação e a aprendizagem de todos os públicos”.

Hebert Portela falou como professor e como pessoa com deficiência visual 

No turno da tarde foi realizada a Reunião de Formação Pedagógica de cada curso. Confira mais fotos do evento:

Curso de Educação Física

Curso de Geografia

Cursos de Letras-Libras e do PARFOR EQUIDADE/UFPI

Curso de História

Curso de Letras Português       

Curso de Pedagogia