Na quinta-feira (21), a XVII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) foi realizada no Polo de Batalha, que oferta os cursos de Educação Física, Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.
Abertura do evento aconteceru na Câmara Municipal
Essa foi a quarta edição do evento no município. Para a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, “é sempre uma alegria ver o professor da educação básica investindo em sua formação, pois isso irá reverberar na sua prática e, consequentemente, resultará em um aprendizado dos nossos alunos de melhor qualidade”, destacou.
Evento reuniu professores formadores e cursistas de todos os cursos
Saudando os presentes, o Coordenador local, Prof. Milton Pereira, ressaltou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas. “O evento de hoje representa a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do semestre, com a teoria vista em sala de aula e as atividades de extensão desenvolvidas nas escolas, por isso o SIMPARFOR carrega consigo tamanha importância. Certamente vocês se sairão muito bem, pois todos se emprenharam bastante”.
Prof. Milton Pereira deu as boas-vindas a todos
A Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, reiterou o papel da educação na transformação social. “Como diz Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo, transformar pessoas e toda uma sociedade. Sinto-me honrada por estar aqui e observar o desdobramento da Universidade até os municípios. Cada um que está aqui é privilegiado por estar tendo acesso ao ensino superior, pois sabemos que, infelizmente, ainda não é algo acessível a todos”, afirmou.
Prof. Fabio Soares (Coord. do Curso de Educação Física), Prof. Milton Pereira e Profa. Maria Lemos (Coord. do Curso de Pedagogia)
A programação do evento contou com a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, realizada pelos professores formadores que ministraram a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE). Na ocasião, a Profa. Amparo Silva, do curso de Letras-Libras, explicou que os alunos desenvolveram cartilhas em Libras, “com o objetivo de discutir a temática de Educação, Cidadania e Direitos Humanos junto à comunidade numa perspectiva inclusiva”.
Profa. Amparo Silva relata experiências de ACE
Durante o evento, a turma de Geografia realizou a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Para Nonato Firme, cursista de Geografia e Assessor de Educação da Prefeitura de Batalha, foi um momento muito significativo para todos. “Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de estar fazendo o segundo curso pelo PARFOR/UFPI. Nós tivemos uma banca de professores muito capacitados e comprometidos, por meio da Coordenação do Curso, e é muito importante para a rede municipal de Batalha e dos municípios vizinhos que compõem o nosso Polo, ganharem professores qualificados”, avaliou.
Nonato Firme após defesa de TCC
O Secretário de Educação de Batalha, Luiz Segundo, participou do evento e mencionou a importância da parceria entre o município e o Programa. “Os cursos do PARFOR/UFPI beneficiam não apenas os professores do nosso município, mas de toda a região. Podem contar sempre com o nosso apoio para contribuir em tudo que for preciso para o pleno funcionamento do Polo de Batalha”.
Secretário reafirmou compromisso com o Programa
A XVII edição do SIMPARFOR ocorre em todos os Polos com turmas do Programa em andamento, com o objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.
Apresentações dos cursistas
A programação do evento engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas, desenvolvidas ao longo do período letivo 2024.1 nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.
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