Seguindo com a programação da XVII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), na quarta-feira (20), o evento ocorreu no Polo de Luzilândia, que oferta os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia.
Mesa de abertura do evento
Essa foi a terceira edição do evento realizada no Polo. Segundo a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, o SIMPARFOR representa a culminância de todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre letivo. “A cada edição do evento nós observamos a evolução dos nossos cursistas, a maturidade acadêmica deles e a qualidade dos trabalhos apresentados, tanto na pesquisa como na extensão. Estão todos de parabéns”.
A Coordenadora local, Profa. Isabela Barros, agradeceu a presença de todos e parabenizou os cursistas pelo empenho na realização dos trabalhos. “A gente sabe o esforço de cada um, o quanto é difícil esse período de preparação e organização dos trabalhos, mas quando chega o dia da apresentação estão todos afiadíssimos, o que torna esse um dia de grande conhecimento”, afirmou.
Profa. Isabela Barros, Coordenadora do Polo de Luzilândia
A programação do evento iniciou com a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR UFPI: relatos e vivências”, realizada pelos professores formadores que ministraram a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) neste período: Profa. Katia Bonfim (Educação Física), Profa. Chistiane Feitosa (Letras Português) e Prof. Ewerton Vieira (Pedagogia).
Para Profa. Chistiane Feitosa, a disciplina proporcionou uma experiência bastante enriquecedora para os cursistas. “A turma foi dividida em grupos que desenvolveram diversas atividades relacionadas à temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, desde atividades lúdicas como joguinhos, a um jornal digital, com alunos do ensino fundamental de escolas do município. Foi uma prática bem interessante e tudo desenvolvido utilizando tecnologias bem acessíveis, visando melhorar a aprendizagem dos alunos”.
Profa. Chistiane relatou atividades de extensão desenvolvidas no curso de Letras Português
Ana Mércia Oliveira, cursista de Pedagogia, avaliou que nesta edição do SIMPARFOR a impressão é de evolução. “Nós reencontramos professores que tivemos no primeiro período, que destacaram esse crescimento. Neste período, nosso grupo escolheu um objeto de estudo da própria cidade, que foi o rio Parnaíba. E nessa investigação percebemos que mesmo tendo contato diário com o objeto de estudo, quando temos uma pesquisa proporcionada pela Universidade, nós passamos a ter um olhar científico sobre ele. Acredito que até o final do curso nós teremos um desenvolvimento ainda maior e agradeço muito à Instituição por essa oportunidade”, enfatizou.
Apresentação do grupo de Ana Mércia
De acordo com o Prof. Fábio Soares, Coordenador do curso de Educação Física, o SIMPARFOR promove a interseção entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitários. “Mais uma vez tivemos um evento acadêmico de muito sucesso, que apresentou as potencialidades científicas dos estudantes de Educação Física do Polo de Luzilândia. Estou muito satisfeito com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”, avaliou.
Prof. Fábio Soares durante apresentações dos cursistas de Educação Física
Presente no evento, o vice-prefeito de Luzilândia, Oliveirinha, ressaltou a continuação da parceria do município com o Programa. “Desde quando assumimos a nossa gestão, eu e a prefeita Fernanda Marques, nós tivemos essa preocupação de qualificar os nossos professores. Essa parceria com a UFPI, por meio do PARFOR, é muito positiva e continuará nos próximos 4 anos, que nós iremos estar novamente à frente da gestão, pois a forma de desenvolvermos um município é investindo em educação”.
A XVII edição do SIMPARFOR acontece em todos os Polos com turmas do Programa em andamento, com o objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.
Evento reuniu professores e cursistas de todos os cursos
A programação do evento engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas, desenvolvidas ao longo do período letivo 2024.1, nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.
Confira mais fotos do evento: