PARFOR Indica: livro "O Quinze"
O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.
Hoje, trazemos a indicação do Prof. Danielson Barros, Coordenador do Polo de Pedro II. Trata-se do livro “O Quinze”, escrito por Rachel de Queiroz (1910-2003) e publicado em 1930.
SINOPSE:
O Quinze é o primeiro e mais popular romance da escritora modernista Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. Cearense, ainda criança mudou-se com a família para o Rio de Janeiro para fugir da seca. O título se refere à grande seca de 1915, que assolou o Nordeste do país, vivida pela escritora em sua infância.
A obra regionalista e social, teve grande impacto sobre a literatura brasileira desde o seu lançamento. O livro tem 26 capítulos e foi escrito durante um período de enfermidade da escritora, aos 19 anos de idade. É amplamente considerado a obra-prima de Rachel de Queiroz.
A trama se dá em dois planos, o primeiro focando no vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro na relação afetiva de Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora na capital.