Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Geografia do Polo de Miguel Alves promove II Mostra das Atividades Curriculares de Extensão na localidade Titaras
Início do conteúdo da página

Turma de Geografia do Polo de Miguel Alves promove II Mostra das Atividades Curriculares de Extensão na localidade Titaras

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2024, 11h21

Os cursistas de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, realizaram na última sexta-feira (08), a II Mostra das Atividades Curriculares de Extensão (ACE 1) – Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais. O evento aconteceu na Escola Municipal Raimundo Lopes Vieira, localizada em Titaras, zona rural do município de Porto (PI).

WhatsApp Image 2024 11 13 at 10.49.28

Mesa de abertura do evento

Presente no evento, a Profa. Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia, explica que a II Mostra tratou de forma lúdica, por meio de oficinas realizadas pelos professores cursistas do PARFOR para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, questões relacionadas à temática da disciplina. “Como as atividades práticas e lúdicas influenciam no ganho de habilidades cognitivas, afetivas e/ou psicomotoras, os assuntos acadêmicos devem ser trabalhados pelos docentes em conjunto com essas atividades práticas da forma mais acessível possível e com fácil entendimento para os estudantes da escola básica”, afirma. 

WhatsApp Image 2024 11 13 at 10.48.59

II Mostra foi realizada com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

A Profa. Junia Rego, que ministrou a disciplina de ACE, avalia que o evento atingiu os objetivos propostos, promovendo uma reflexão sobre os princípios de justiça na escola e sobre possíveis práticas racistas. “Chamamos atenção para o papel do “sofrimento” nas relações sociais, evidenciando os conceitos de discriminação racial e étnico-racial, desigualdade racial e diversidade. Enfatizamos a necessidade de “garantir a efetiva igualdade de oportunidade, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”, conforme Art. 1 do Estatuto da Igualdade Racial”.

WhatsApp Image 2024 11 13 at 10.45.42

Professoras com cursistas de Geografia e alunas da Escola Municipal Raimundo Lopes Vieira

Francilene Gonçalves, cursista de Geografia, enfatiza que as ACE são uma maneira de transmitir na prática os conhecimentos adquiridos nas atividades desenvolvidas na Universidade. “Isso nos faz ter novas aprendizagens como educador e educando, melhorando nossa didática e aperfeiçoando ainda mais nossas habilidades na mediação da nossas aulas de Geografia, fazendo com que se tornem mais dinâmicas e prazerosas para os nossos alunos”, destaca.

Segundo a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira, “atividades como essa permitem que o cursista construa em sala de aula metodologias ativas, de maneira que consegue realizar aulas mais significativas, com recursos práticos, levando o professor a descobrir diferentes estratégias que irão contribuir para uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem em sala de aula”.

WhatsApp Image 2024 11 13 at 10.48.15

Evento reuniu coordenadoras, professores, cursistas e a Secretária de Educação de Miguel Alves, Profa. Rosinete Oliveira

Para Hosana Tavares, Coordenadora do Departamento de Cultura e Eventos da Secretaria Municipal de Educação de Miguel Alves, e cursista de Letras-Libras do PARFOR/UFPI, a importância de discutir as relações étnico-raciais com os alunos desde a educação infantil, reside no fato de que é o período da vida em que as pessoas começam a construir a capacidade de acreditar no próprio potencial. “Também é o momento em que começam a aprender a respeitar o próximo, perceber que os outros são diferentes. Portanto, ensinar às crianças sobre sua história e suas raízes é dar a elas inúmeros motivos para se orgulharem de sua pele, seu cabelo, seus traços e, principalmente, de toda riqueza cultural de seu povo”.

WhatsApp Image 2024 11 13 at 11.08.23

Hosana Tavares participa de apresentação de capoeira

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta que o projeto formativo do Programa é comprometido com a Geografia que visa a conquista do exercício pleno da cidadania. “Não é concebível pensarmos em um processo formativo que se cale diante do preconceito, da discriminação e do racismo. Por isso a importância de discutirmos as relações étnico-raciais e a emergência do combate ao racismo na nossa sociedade a partir do campo da Geografia, como foi desenvolvido nesse evento”, finaliza.

Fim do conteúdo da página