No sábado, 09 de novembro, os cursistas de Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Pedro II, realizaram a socialização das experiências desenvolvidas em escolas da educação básica durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) IV, que abordou a temática “Educação, Cidadania e Direitos Humanos”, ministrada pelo Prof. Vitor Sandes. O evento aconteceu no Ginásio Municipal Profa. Maria dos Remédios Canuto Andrade Mendes, localizado no município de Capitão de Campos, que possui cursistas do Programa.
Mesa de abertura do evento
Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a satisfação em estar no município e a importância da extensão para os cursistas. “Os nossos cursos são pautados na tríade: pesquisa, ensino e extensão. E as Atividades Curriculares de Extensão representam um momento muito especial e importante, pois a Universidade ultrapassa seus muros e chega à escola básica, que é o ponto de partida e de chegada do nosso Programa”, afirmou.
Profa. Glória Ferro destacou a importância da extensão
Dando as boas-vindas a todos, a Secretária de Educação de Capitão de Campos, Profa. Elisângela Moura, ressaltou a alegria em receber a equipe do PARFOR/UFPI. “Sintam-se todos acolhidos. Receber as apresentações das Atividades Curriculares de Extensão é um momento enriquecedor para a educação do nosso município. Nossos professores cuidam das nossas crianças e é preciso que nós cuidemos deles também, investindo na sua qualificação profissional”.
Professores Vitor Sandes, Glória Ferro, Elisângela Moura e Dilma Rego (Secretária Adjunta)
O Prof. Vitor Sandes, que ministrou a disciplina de ACE, explicou que nas Atividades Curriculares de Extensão deste semestre foram tratados temas fundamentais no campo da Educação, da Cidadania e dos Direitos Humanos. “Fortalecemos nosso compromisso com a educação para a cidadania. Foram apresentados os resultados das atividades realizadas em escolas públicas, abordando temas como: direitos políticos, direitos à educação, ao lazer, à cidade, dentre outros. Agradecemos aos cursistas e ao PARFOR/UFPI por essa jornada de aprendizado e troca de conhecimentos”, destacou.
Professor ressaltou a relevância da temática abordada na disciplina
Para Carlos César Santos, cursista de Pedagogia, que mora na localidade Lagoinha, interior da cidade de Capitão de Campos, as atividades de extensão são fundamentais, pois ampliam o processo formativo dos estudantes ao conectá-los com a realidade e as necessidades da comunidade. “Essas atividades permitem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando uma compreensão mais ampla e concreta dos desafios educacionais enfrentados no dia a dia das escolas e outras instituições educativas. Ao mesmo tempo desenvolvemos projetos nessas escolas, fortalecendo o vínculo entre a Universidade e a sociedade, mostrando como o conhecimento acadêmico pode contribuir para a transformação social”.
Carlos César com os professores durante evento
Segundo a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, na extensão o foco é levar as ações para serem desenvolvidas no chão das escolas com os alunos, “trazendo as contribuições das aprendizagens na academia para os processos de ensino e aprendizagem das crianças. O PARFOR/UFPI está de parabéns por proporcionar essa experiência formativa aos nossos cursistas”, frisou.
Confira mais fotos do evento: