Dando continuidade à programação da XVII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), os Polos de Pedro II, Piripiri e Teresina realizaram o evento, em conjunto, na sexta-feira (08), no Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus de Pedro Il.
Mesa de abertura do evento
Essa foi a terceira edição do evento do Polo de Teresina e a quarta dos Polos de Pedro II e Piripiri. Pedro II possui turmas dos cursos de Letras Português e Pedagogia. Já os Polos de Piripiri e Teresina ofertam o curso de Letras-Libras. Em breve, serão ofertados pelos PARFOR Equidade os cursos de Educação Bilíngue de Surdos em Pedro II, Pedagogia Intercultural Indigena em Piripiri e o Polo de Teresina receberá turmas de Educação Bilíngue de Surdos e de Educação Especial Inclusiva.
SIMPARFOR reuniu coordenadores, cursistas e professores formadores dos três Polos
Em sua fala, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, destacou que todas as ações do Programa têm como ponto de partida e de chegada a sala de aula, e que a qualidade necessária da formação superior tem que passar pelo ensino, pesquisa e extensão. “Fico muito feliz quando vejo o professor da educação básica investindo em sua formação, pois isso irá reverberar na sua prática e, consequentemente, resultará em um aprendizado dos nossos alunos de melhor qualidade”, disse.
Profa. Glória Ferro falou sobre objetivos do SIMPARFOR
A Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, reiterou que o SIMPARFOR visa proporcionar aos cursistas a vivência acadêmica. “Sei que muitos ficam nervosos com as apresentações, mas ninguém sabe melhor sobre o trabalho de vocês do que vocês mesmos. Portanto, aproveitem bastante essa oportunidade de troca de conhecimentos e de compartilhamento do que vocês construíram ao longo do semestre, pois esse momento é extremamente importante para construir cada um de vocês enquanto profissionais”.
Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras
Para a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, o SIMPARFOR é sempre um momento bastante proveitoso para todos. “Estamos muito satisfeitos e felizes com os nossos cursistas, tanto os do Polo de Piripiri, como os dos Polos de Pedro II e de Teresina, pela atuação deles nesse evento tão necessário, que proporciona exatamente essa troca de experiências entre os nossos professores da educação básica”, avaliou.
Profa. Lêda Borges (terceira da esquerda para direita) com os profesores formadores do Polo de Piripiri deste semestre
Segundo a cursista de Letras Português do Polo de Pedro II, Renata Sousa, “o XVII seminário do SIMPARFOR é um evento de grande importância para nós como estudantes, pelas trocas de experiências e ficamos super felizes em participar. Esse foi um sucesso e aguardamos o próximo”, avaliou.
Apresentações da turma de Letras Português
O Prof. Vitor Sandes, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) no curso de Pedagogia e integrou a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, enfatizou que a “extensão é um momento muito importante para os discentes, sobretudo, a partir proposta do PARFOR/UFPI, pois proporciona isso de forma contínua ao longo de todos os semestres, abordando diversas temáticas, que são trabalhadas de forma integrada, inclusive, com o grande tema do SIMPARFOR”.
Roda de Diálogo reuniu professores que ministraram disciplina de ACE
Presente no evento, a Secretária de Educação de Pedro II, Profa. Helany Max, reafirmou o compromisso do município com o Programa. “Este seminário é o fechamento do semestre letivo, com o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos pelos cursistas e nós estamos honrados em receber as turmas de Letras-Libras de Piripiri e de Teresina. A Prefeitura e a Secretaria de Educação de Pedro II estarão sempre à disposição”.
Professores Lêda Borges, Glória Ferro, Helany Max e Danielson Barros (Coordenador do Polo de Pedro II)
Confira mais fotos do evento: