Nessa quinta-feira (07), o Polo de Castelo do Piauí, que oferta os cursos de Geografia, Letras Português e Pedagogia, sediou a XVII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). A abertura do evento, realizado pela quarta vez no Polo, ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEMED e as apresentações dos trabalhos foram realizadas no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
SIMPARFOR reuniu coordenadores, cursistas e professores formadores
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou que a Coordenação do Programa faz questão de encerrar cada semestre letivo com o SIMPARFOR, que é o momento de socialização dos conhecimentos construídos interdisciplinarmente ao longo do semestre letivo. “O compromisso de todos que fazem o PARFOR/UFPI é garantir, ao longo do processo formativo, essa interação orgânica entre a pesquisa, o ensino e a extensão. Os nossos cursistas possuem o privilégio de serem inseridos desde o início do curso na cultura acadêmica e isso faz toda a diferença na qualidade da formação”, afirmou.
Profa. Glória Ferro destacou objetivos do evento
O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. Ednardo do Monti, destacou a importância do evento para a formação dos cursistas. “Nessas atividades há uma teia de conhecimentos que se ligam e que promovem essa interdisciplinaridade, trabalhando temas importantes para a sociedade e para a formação de professores. Parabenizo a todos pelo esforço intelectual mobilizado na realização de cada trabalho”.
Prof. Ednardo do Monti ressaltou importância do SIMPARFOR
Dando as boas-vindas a todos, a Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, ressaltou que é por meio da educação que podemos mudar a nossa realidade. “Sou muito grata pela oportunidade de estar aqui com vocês nesse momento tão importante não só para o nosso município, mas para toda a região. Agradeço a todos os professores que estiveram contribuindo conosco neste período, a todos os nossos acadêmicos, pois sabemos que estão no desafio de conciliar os estudos com o trabalho e, portanto, são todos vitoriosos. Parabéns por todo empenho e dedicação”, disse.
Professoras Glória Ferro e Chaguinha Monte
Falando em nome dos Coordenadores de curso, o Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador de Letras Português, falou sobre o alcance social do PARFOR/UFPI. “Sabemos que os serviços sociais deveriam ser acessíveis para todos e eu fico muito feliz por estarmos cumprindo o nosso papel social por meio da educação, trazendo o ensino superior para Castelo do Piauí. Aproveitem bastante o evento, compartilhem as informações e as pesquisas desenvolvidas ao longo desse semestre”.
Prof. João Benvindo falou sobre impacto social do Programa
Segundo Eunice Soares, cursista de Letras Português, o SIMPARFOR é um marco na trajetória acadêmica de todos. “Participar desse evento, onde temos a oportunidade de apresentar nossos trabalhos e ver o esforço de cada colega sendo reconhecido, é realmente gratificante. Ao longo do semestre, nos dedicamos à pesquisa e à produção de conhecimentos, e poder compartilhar isso com que valoriza e entende a nossa jornada é inspirador. Mais do que um evento, o SIMPARFOR nos permite vivenciar o que há de mais valioso na academia: a troca de saberes, o crescimento coletivo e o fortalecimento dos laços que construímos no curso de Letras. É uma experiência muito significativa e nos motiva a seguir em frente, com ainda mais paixão e compromisso”, avaliou.
Apresentação da turma de Letras Português
Para o Prof. Edimilson Araújo, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) no curso de Pedagogia e integrou a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, foi um dia muito rico para Castelo do Piauí e região. “As apresentações muito bem preparadas, bem orientadas e as vivências dos estudantes nas escolas foram muito bem feitas. Agradeço pela oportunidade de vivenciar momentos tão importantes para a construção do conhecimento com os estudantes castelenses e região”.
Roda de Diálogo com os professores Francisca Moura, Edimilson Araújo e Amalle Catarina
Confira mais fotos do evento: