No sábado (26), os cursistas de Letras Português, do Polo do PARFOR/UFPI de Castelo do Piauí, realizaram a socialização das experiências desenvolvidas durante a disciplina Atividades Curriculares Extensão 3 - Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo.
Turma de Letras Português do Polo de Castelo do Piauí
Segundo a Profa. Francisca Moura, docente que ministrou a disciplina de ACE, foi uma jornada repleta de reflexões profundas e aprendizado significativo. “Uma experiência que permitiu ampliar nossa compreensão sobre a importância da sustentabilidade e a urgência de promover a conscientização para um consumo responsável. As atividades desenvolvidas nas escolas envolveram a comunidade escolar, pais, representantes do poder municipal, como o secretário de Meio Ambiente, representante de associação e comunidade local em geral”, explicou.
Profa. Francisca Moura (ao centro) com cursistas
As atividades desenvolvidas tiveram como tema central: Workshop Letras Verdes - Escrevendo um Futuro Sustentável. Os discentes desenvolveram em suas escolas e comunidades as seguintes subtemáticas: Oficina de materiais recicláveis com alunos e pais de alunos - produção de brinquedos e mochilas malucas; Teatro ecológico aberto à comunidade local; Feira de Alimentos Sustentáveis com a presença dos pais vendendo produtos da agrícolas locais; Campanha publicitária feita pelos alunos sobre separação do lixo e destinada à comunidade local; Educação Verde - plantio de mudas nativas ao redor da escola - a atividade teve a participação de alunos e pais de alunos; Turismo sustentável - produção de um roteiro turístico em forma de cordel feito pelos alunos. Foram criadas ferramentas tecnológicas (QR code) para divulgação de pontos turísticos da cidade de Castelo do Piauí, bem como incentivar os turistas e comunidade em geral para preservação do patrimônio ambiental e cultural.
Projeto Turismo Sustentável
Segundo Amanda Alves, estar como cursista de Letras Português e compartilhar as experiências de ACE sobre meio ambiente, educação ambiental e consumo consciente tem sido uma jornada de aprendizado e troca. “No processo, percebo como o ensino desses temas vai muito além dos livros: estamos falando de formar uma geração mais consciente e atenta ao impacto das próprias escolhas. Ao levar essas questões para a sala de aula, sinto que estamos construindo uma ponte entre o conhecimento e o cotidiano, plantando sementes que podem transformar as relações com o mundo ao redor. Cada conversa e atividade nos lembram do papel essencial do educador na construção de uma sociedade mais responsável e comprometida com o futuro”.
Grupos compartilharam experiências desenvolvidas nas escolas do município
Para o Coordenador do curso de Letras Português, Prof. João Benvindo de Moura, “num país com tanta biodiversidade e, ao mesmo tempo, com tantos desastres ambientais, trazer a discussão sobre meio ambiente e consumo consciente para as escolas é plantar uma semente cujos frutos certamente serão colhidos pelas futuras gerações”, avaliou.
Projetos envolveram o tema da disciplina deste semestre
Reiterando o papel social que a disciplina de ACE possui, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou os cursistas pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos, destacando que a cada semestre são abordadas questões emergenciais, que precisam ser discutidas nas escolas.