Turma de Letras Português de Luzilândia compartilha experiências de ACE sobre Ciência, Tecnologia e Inovação
Os cursistas de Letras Português, do Polo do PARFOR/UFPI de Luzilândia, realizaram nesse sábado (26), a socialização das experiências desenvolvidas na disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 2 - Ciência, Tecnologia e Inovação.
Turma de Letras Potuguês reunida com a professora que ministrou a disciplina
A Profa. Chistiane Feitosa, que ministrou a disciplina de ACE, explica que a turma foi dividida em grupos que desenvolveram diversas atividades relacionadas à temática, desde atividades lúdicas como joguinhos, a um jornal digital, com alunos do ensino fundamental de escolas do município. “Está sendo uma prática bem interessante e tudo desenvolvido utilizando tecnologias bem acessíveis, visando melhorar a aprendizagem dos alunos”.
Jornal digital produzido pelos cursistas
Para Paula Santos, cursista de Letras Português, a ACE proporcionou importantes trocas de experiências no uso de tecnologias em sala. “Todos os grupos apresentaram propostas interessantes sobre o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem na educação e isso possibilitou essa troca. Para além dos projetos apresentados em sala, levamos na bagagem conhecimentos e ideias para praticarmos nas nossas salas de aula”, destaca.
Profa. Chistiane Feitosa (terceira da esquerda para direita) com cursistas após apresentação
Segundo o Coordenador do curso de Letras Português, Prof. João Benvindo de Moura, "a inclusão das temáticas de ciência, tecnologia e inovação no ensino superior demonstra o quanto a UFPI está em sintonia com as transformações do mundo, promovendo uma formação emancipadora e conectada com o que há de mais moderno em termos de currículo", avalia.
Todos os grupos apresentaram experiências desenvolvidas em escolas do município
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta que a cada semestre a disciplina de ACE aborda uma questão emergencial que precisa ser discutida dentro das escolas. “Essa essa disciplina, como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão, que representa a função social da Universidade, pois transcende os seus muros e chega à comunidade, disseminando conhecimento e transformando as relações sociais”.