Na última sexta-feira, dia 25 de outubro, os cursistas de Letras-Libras, do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, realizaram a socialização das experiências desenvolvidas nas escolas do município durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 4 - Educação, Cidadania e Direitos Humanos.
Cursistas apresentaram experiências desenvolvidas nas escolas do município
Segundo a Profa. Lurian Souza, que ministrou a disciplina de ACE, as atividades acadêmicas de extensão promoveram um importante espaço de discussão e ação em torno do tema "Educação, Cidadania e Direitos Humanos", numa perspectiva inclusiva. “Essas iniciativas não só enriqueceram o aprendizado dos cursistas, mas também impactam positivamente as comunidades escolares, criando um ambiente mais inclusivo e comprometido com os direitos humanos. Os cursistas tiveram a oportunidade de implementar atividades como palestras, exibição de filmes, construção de cartazes e dinâmicas que abordaram diversos aspectos fundamentais para a formação de uma sociedade mais justa e consciente, aproximando Universidade e escola”, afirma.
Os alunos discutiram a importância da cidadania, destacando o papel ativo de todos na construção de uma sociedade democrática. A temática do civismo foi explorada, incentivando os estudantes a valorizarem suas responsabilidades e direitos como membros da comunidade. Outro ponto discutido foi a educação para o trânsito, que trabalhou a conscientização sobre segurança viária e a responsabilidade de todos como cidadãos. Também foram realizadas atividades que abordaram a vida familiar e social, promovendo o fortalecimento de laços e disseminando a importância da convivência harmônica entre gerações.
Trabalhos foram desenvolvidos com base no tema "Educação, Cidadania e Direitos Humanos"
“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi uma das principais pautas, com atividades que promoveram o conhecimento sobre os direitos das crianças e adolescentes. Também foram realizadas reflexões sobre o respeito e a valorização do idoso. Além disso, uma das atividades desenvolvidas foi na Escola Família Agrícola (EFA), localizada na comunidade Riacho do Conrado, zona rural do município, onde os cursistas trabalharam a temática “Vida Familiar e Social”, debatendo junto à comunidade escolar a importância da parceria entre escola e família, e do ambiente escolar inclusivo para o aluno surdo. A atividade contou com a participação efetiva de alunos, pais, corpo docente e direção da unidade de ensino”, explica a Profa. Lurian.
Profa. Lurian (terceira da esquerda para direita) e cursistas de Letras-Libras
Durante visita à turma de Letras-Libras, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, ressaltou a importância da disciplina de ACE para o processo formativo dos cursistas, parabenizando-os pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. “Essa disciplina materializa a função social da Universidade, porque leva para a comunidade o conhecimento que é produzido no espaço acadêmico de modo a transformar as relações sociais por meio da discussão de temáticas emergenciais e tão necessárias, como a proteção do nosso planeta, para a construção de uma sociedade melhor para se viver”.
Visita da Profa. Glória Ferro à turma de Letras-Libras durante apresentações
Para a cursista Sílvia Araújo, a disciplina de ACE tem contribuído no processo formativo acadêmico por meio da contextualização e troca de experiências exitosas entre cursistas e professores, disseminando saberes em diversas escolas do município e ao mesmo tempo contribuindo com a formação continuada dos professores e equipes gestoras. “O maior ganho tem sido para os alunos do município que participam ativamente de cada oficina, palestra, debates, rodas de conversa, entre outras dinâmicas, ainda contamos com as parcerias de diversos setores e profissionais, uma parceria que tem somado e multiplicado conhecimentos”, avalia.
Cursistas desenvolveram diversas atividades relacionadas ao tema
Segundo Emilene Borges, também cursista de Letras-Libras, por meio da ACE, os estudantes têm a oportunidade de explorar diferentes formas de expressão, entendendo a importância da cultura na construção da identidade e na convivência social. “Essa disciplina proporciona um ambiente rico em criatividade, pois os alunos podem se sentir livres para experimentar e se expressar. O acompanhamento do professor é essencial nesse processo. Ele atua como mediador, estimulando a curiosidade, incentivando o pensamento crítico e orientando os alunos na busca por significados mais profundos em suas produções”.
Emilene Borges e Profa. Glória Ferro durante conversa com a turma
A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, enfatiza que “observar o modo como os alunos têm se engajado nas ACEs nos permite compreender que eles conseguiram perceber o real sentido dessas atividades: ampliar os conhecimentos sobre temáticas tão caras à sua formação e também ao desenvolvimento da sociedade”, destaca.