PARFOR Indica: livro “Professores em Formação: Saberes e Práticas - Docência e Prática Pedagógica na Matemática”
O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.
Hoje, trazemos a indicação da Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI. Trata-se do livro “Professores em Formação: Saberes e Práticas - Docência e Prática Pedagógica na Matemática”, organizado por: Maria da Glória Duarte Ferro, Francisco Carpegiani Medeiros Borges, Maria do Socorro Santos Leal Paixão e Cleidivan Alves dos Santos, lançado pela Acadêmica Editorial, em 2022. Confira o livro completo aqui.
SINOPSE:
O volume 10 da Coleção Professores em Formação: Saberes e Práticas reúne 12 (doze) artigos resultantes de estudos investigativos situados na tradição da pesquisa qualitativa1, desenvolvidos no período letivo 2018.2 pelos cursistas da última turma do Curso de Matemática (2a Licenciatura) implantada em Teresina, sob a coordenação dos professores formadores ministrantes da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Francisco Carpegiani Medeiros Borges e Maria do Socorro Santos Leal Paixão.
Os trabalhos foram realizados nas escolas e nas áreas de atuação dos autores, orientados para a intervenção na prática docente, com vistas à melhoria e atualização do ensino em conformidade com as normativas do PARFOR (BRASIL, 2009).
Segundo os organizadores, a publicação desta obra amplia o trabalho iniciado no volume 1 da Coleção Professores em Formação: Saberes e Práticas reiterando o compromisso de colocar à disposição de outros profissionais as produções resultantes das experiências formativas vivenciadas por intermédio do PARFOR na UFPI.
O objetivo é que a leitura deste livro provoque outras questões investigativas e se constitua em novas ideias e possibilidades valiosas para o desenvolvimento do processo de ensinar e aprender Matemática na educação básica.