PARFOR Indica: "A coordenação local no âmbito do PARFOR/UFPI: conquistas e desafios no município de Batalha - PI"

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O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. 

Hoje, trazemos a indicação do Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha do PARFOR/UFPI. Trata-se do trabalho apresentado por ele durante o II Encontro Norte Nordeste do PARFOR (ENNEPARFOR), realizado em maio deste ano, em Bélem (PA), intitulado "A coordenação local no âmbito do PARFOR/UFPI: conquistas e desafios no município de Batalha - PI". Confira aqui

SINOPSE:

Este trabalho objetiva relatar a experiência do Coordenador Local do PARFOR da UFPI no Polo de Batalha-PI, como parte constitutiva da ação formativa de professores da Educação Básica, destacando-se o seu papel de articulador entre a universidade, a secretaria municipal de educação e a comunidade acadêmica, assim como as principais conquistas alcançadas e os desafios enfrentados nesse processo. 

Em Batalha são ofertadas 05 (cinco) turmas distribuídas entre os cursos de Educação Física, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia (1ª Licenciatura) e Geografia (2ª Licenciatura). E para 2024 está prevista a implantação de mais uma turma do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola através do PARFOR Equidade.

O foco de ação da coordenação local é a integração entre a universidade (lócus da formação) e a escola básica (espaço de atuação docente) por meio de uma cultura colaborativa, que solidifica o movimento dialógico e dialético propício para o trabalho didático interdisciplinar que norteia o projeto formativo do PARFOR/UFPI,  à medida que, em parceria com a secretaria de educação, considera as interações, o envolvimento de cursistas, professores formadores e comunidade escolar, visando imprimir a qualidade necessária à formação de professores da Educação Básica (Ferro, 2019).

Os principais desafios da Coordenação Local do PARFOR/UFPI dizem respeito a permanência dos professores cursistas, pois muitos se deslocam de municípios e localidades distantes do polo. Outro desafio é a dificuldade de conexão à internet de qualidade para acesso ao sistema acadêmico. Apesar dos desafios e dificuldades, Batalha conta atualmente com 193 cursistas e vislumbramos importantes conquistas, a exemplo da evolução dos cursistas a cada semestre letivo e a transformação da prática docente desses professores, garantindo, assim, aos nossos alunos da Educação Básica o direito à educação de qualidade, condição já presente na Constituição brasileira (Brasil, 1988).