Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenadoras Institucional e do curso de Letras-Libras do PARFOR/UFPI participam do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores, em Vitória (ES)

Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 11h19

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, participaram do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores (ANFOPE 2024), realizado juntamente com o 45° Encontro Nacional do FORUMDIR e o III Seminário Nacional do FORPARFOR e do FORPIBID-RP, no período de 18 a 20 de setembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

WhatsApp Image 2024 09 24 at 09.18.00

Abertura do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores

No primeiro dia do evento, que teve como título "Da CONAE ao PNE 2024-2034: Reconstruindo Espaços Democráticos no Campo da Educação", a professora Glória Ferro participou da Reunião Geral do Fórum de Coordenadores Institucionais do PARFOR – FORPARFOR, na qual foram tratadas questões específicas do Programa, como por exemplo: ações de fortalecimento do PARFOR no cenário nacional, realização do III Encontro Norte Nordeste do PARFOR (III ENNEPARFOR), atualização das diretorias regionais do FORPARFOR.

WhatsApp Image 2024 09 24 at 09.16.58

Representantes do PARFOR de diferentes regiões do país reunidos durante evento

A Profa. Glória Ferro também foi uma das palestrantes convidadas do Painel Temático 4 - “PNE e os programas de formação inicial de professores/as: desafios e perspectivas”, que contou com a participação do Prof. Mark Clark Assen de Carvalho (UFAC/FORPARFOR) e da Profa. Lúcia Rottava (UFRGS/FORPIBID-RP Sul), com mediação da Profa. Andréia dos Santos (FORPIBID-RP Sudeste).

WhatsApp Image 2024 09 24 at 09.28.36

Realização do Painel Temático 4 - “PNE e os programas de formação inicial de professores/as: desafios e perspectivas”

Na ocasião do evento, as Coordenadoras apresentaram um relato de experiência sobre o Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), intitulado “O SIMPARFOR como movimento formativo interdisciplinar e transgressor: a visão dos professores e cursistas do PARFOR/UFPI”. O trabalho teve como objetivo analisar a visão de professores formadores e cursistas do PARFOR/UFPI sobre a importância do SIMPARFOR enquanto oportunidade de inserção num universo de possibilidades de investigação científica de saberes que se complementam e de superação da fragmentação da formação docente.

WhatsApp Image 2024 09 24 at 09.13.52

Profa. Glória Ferro durante apresentação do relato de experiência

Segundo as autoras, os resultados encontrados evidenciam que os atores envolvidos manifestaram atitude favorável ao projeto interdisciplinar, tendo em vista a possibilidade de inserção na cultura universitária e a oportunidade de aproximação entre o conhecimento acadêmico e as práticas desenvolvidas nas salas de aula da educação básica por meio da pesquisa, potencializando a ressignificação da prática docente.

O evento teve como foco a formação docente (inicial e continuada), demarcando o compromisso com a redemocratização da educação na elaboração do próximo PNE 2024-2034. Constituindo-se, portanto, em um espaço de debate acadêmico ímpar com vistas a fornecer subsídios para avanços no desenvolvimento de estudos e na atuação de profissionais da educação.

WhatsApp Image 2024 09 24 at 09.29.46

Coordenadoras com representantes do PARFOR de outros estados

Segundo a Profa. Glória Ferro, o seminário se configurou como um espaço importante para apresentar e problematizar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) no tocante às questões relativas à formação dos(as) professores(as) da educação básica, mormente no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.

A Profa. Maraisa Lopes ressalta que “o Seminário da ANFOPE é sempre uma oportunidade para discutirmos questões atuais sobre Educação. Nessa oportunidade, pudemos tratar bastante sobre o novo PNE e sua relação com a formação de professores”, destaca.

WhatsApp Image 2024 09 24 at 09.11.15

Profa. Maraisa Lopes apresentando os resultados do trabalho

Durante o encontro, estiveram reunidos entidades de pesquisas, instituições formadoras e profissionais da educação com o propósito de propiciar discussões com diferentes pesquisadores e fomentar a socialização de conhecimentos, fortalecendo o necessário diálogo entre teoria e prática.

Confira a programação na íntegra.