Coordenadoras Institucional e do curso de Letras-Libras do PARFOR/UFPI participam do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores, em Vitória (ES)

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, participaram do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores (ANFOPE 2024), realizado juntamente com o 45° Encontro Nacional do FORUMDIR e o III Seminário Nacional do FORPARFOR e do FORPIBID-RP, no período de 18 a 20 de setembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Abertura do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores

No primeiro dia do evento, que teve como título "Da CONAE ao PNE 2024-2034: Reconstruindo Espaços Democráticos no Campo da Educação", a professora Glória Ferro participou da Reunião Geral do Fórum de Coordenadores Institucionais do PARFOR – FORPARFOR, na qual foram tratadas questões específicas do Programa, como por exemplo: ações de fortalecimento do PARFOR no cenário nacional, realização do III Encontro Norte Nordeste do PARFOR (III ENNEPARFOR), atualização das diretorias regionais do FORPARFOR.

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Representantes do PARFOR de diferentes regiões do país reunidos durante evento

A Profa. Glória Ferro também foi uma das palestrantes convidadas do Painel Temático 4 - “PNE e os programas de formação inicial de professores/as: desafios e perspectivas”, que contou com a participação do Prof. Mark Clark Assen de Carvalho (UFAC/FORPARFOR) e da Profa. Lúcia Rottava (UFRGS/FORPIBID-RP Sul), com mediação da Profa. Andréia dos Santos (FORPIBID-RP Sudeste).

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Realização do Painel Temático 4 - “PNE e os programas de formação inicial de professores/as: desafios e perspectivas”

Na ocasião do evento, as Coordenadoras apresentaram um relato de experiência sobre o Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), intitulado “O SIMPARFOR como movimento formativo interdisciplinar e transgressor: a visão dos professores e cursistas do PARFOR/UFPI”. O trabalho teve como objetivo analisar a visão de professores formadores e cursistas do PARFOR/UFPI sobre a importância do SIMPARFOR enquanto oportunidade de inserção num universo de possibilidades de investigação científica de saberes que se complementam e de superação da fragmentação da formação docente.

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Profa. Glória Ferro durante apresentação do relato de experiência

Segundo as autoras, os resultados encontrados evidenciam que os atores envolvidos manifestaram atitude favorável ao projeto interdisciplinar, tendo em vista a possibilidade de inserção na cultura universitária e a oportunidade de aproximação entre o conhecimento acadêmico e as práticas desenvolvidas nas salas de aula da educação básica por meio da pesquisa, potencializando a ressignificação da prática docente.

O evento teve como foco a formação docente (inicial e continuada), demarcando o compromisso com a redemocratização da educação na elaboração do próximo PNE 2024-2034. Constituindo-se, portanto, em um espaço de debate acadêmico ímpar com vistas a fornecer subsídios para avanços no desenvolvimento de estudos e na atuação de profissionais da educação.

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Coordenadoras com representantes do PARFOR de outros estados

Segundo a Profa. Glória Ferro, o seminário se configurou como um espaço importante para apresentar e problematizar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) no tocante às questões relativas à formação dos(as) professores(as) da educação básica, mormente no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.

A Profa. Maraisa Lopes ressalta que “o Seminário da ANFOPE é sempre uma oportunidade para discutirmos questões atuais sobre Educação. Nessa oportunidade, pudemos tratar bastante sobre o novo PNE e sua relação com a formação de professores”, destaca.

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Profa. Maraisa Lopes apresentando os resultados do trabalho 

Durante o encontro, estiveram reunidos entidades de pesquisas, instituições formadoras e profissionais da educação com o propósito de propiciar discussões com diferentes pesquisadores e fomentar a socialização de conhecimentos, fortalecendo o necessário diálogo entre teoria e prática.

Confira a programação na íntegra.