Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Letras-Libras dos Polos de Batalha e de Miguel Alves participam do X Setembro Azul da UFPI

Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 13h00

Os cursistas de Letras-Libras dos Polos do PARFOR/UFPI de Batalha e de Miguel Alves estão participando do X Setembro Azul da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que teve início nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 25 de setembro, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro. O evento tem como objetivo discutir e compartilhar conhecimentos relacionados ao ensino e à pesquisa da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à cultura surda.

WhatsApp Image 2024 09 23 at 09.44.13

Abertura do evento aconteceu no Auditório da Pós-Graduação do CCHL

Em sua décima edição, o evento se consolidou como uma atividade permanente no calendário do curso de Letras-Libras da UFPI. Neste ano, conta com a parceria do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPI), que participa ativamente com seus pesquisadores, professores e estudantes durante toda a programação. A iniciativa visa promover o intercâmbio de saberes sobre a língua de sinais e a cultura surda, além de reforçar o compromisso com a formação e o aperfeiçoamento de educadores na área.

WhatsApp Image 2024 09 23 at 08.47.55

Cursistas de Letras-Libras do Polo de Miguel Alves com o Prof. Luís Cláudio Ayres

A cursista de Letras-Libras do Polo de Miguel Alves, Hosana Tavares, falou sobre as expectativas em relação ao evento. “Eu e meus colegas de curso estamos muito felizes com a oportunidade de participarmos deste evento tão necessário, que visa promover a inclusão das pessoas surdas. Está sendo uma experiência edificante para todos nós”.

O mesmo sentimento é destacado por Antonia Marques, cursistas de Letras-Libras de Batalha. “Agradeço demais por estarmos aqui, adquirindo tantos conhecimentos e vivenciando um evento fora da nossa cidade, tendo contato com tantos profissionais renomados da nossa área”, afirma.

WhatsApp Image 2024 09 23 at 11.26.54 1

Turma de Letras-Libras de Batalha com os palestrantes Mário Augusto e Luan Carneiro

Ressaltando a importância da educação inclusiva e a satisfação pela participação dos cursistas do Programa no evento, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou que “trata-se de um momento fundamental para a criação de um ambiente universitário mais acessível e inclusivo para alunos com deficiência auditiva. Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez”.

Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras do PARFOR/UFPI, Profa. Maraisa Lopes, “o Setembro Azul é um importante momento de congregação da comunidade surda, em que se discutem questões relativas à cultura surda, às políticas, avanços e desafios da educação envolvendo sujeitos surdos. Oportunizar esse momento de integração aos alunos do PARFOR é permitir que eles enriqueçam seu processo de formação”.

WhatsApp Image 2024 09 23 at 11.26.54

Turma de Letras-Libras de Miguel Alves com os palestrantes Mário Augusto e Luan Carneiro

O coordenador do evento, professor Clevisvaldo Lima, destaca a importância da visibilidade que o Setembro Azul proporciona. “Consideramos o Setembro Azul muito importante para a Universidade, porque é um evento que chama a atenção da comunidade para o curso de Letras-Libras. Outro fator muito importante é chamar a atenção da comunidade em geral, e da comunidade ufpiana em particular, para a presença dos surdos enquanto universitários. Isso ajuda a desconstruir estereótipos que as pessoas ainda têm em relação às pessoas com deficiência, especialmente os surdos”, explica.

WhatsApp Image 2024 09 23 at 11.26.54 2

Primeira palestra do evento

O X Setembro Azul da UFPI acontece no Auditório da Pós-Graduação do CCHL e no Prédio de Letras-Libras. A programação conta com palestras, oficinas e apresentações. Além de exibição de curta-metragens incluindo legendas descritivas e interpretação em Libras. Confira a programação e mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2024 09 23 at 08.47.55 1

WhatsApp Image 2024 09 23 at 09.43.08