Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR Indica: livro “Problemáticas da Educação Física Escolar"

PARFOR Indica: livro “Problemáticas da Educação Física Escolar"

Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h45

WhatsApp Image 2024 09 20 at 08.40.25

O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

Hoje, trazemos a indicação do Prof. Fábio Soares da Costa, Coordenador do curso de Educação Física do PARFOR/UFPI. Trata-se do livro “Problemáticas da Educação Física Escolar: reflexões sobre práticas, formação e a crise epistemológica da Educação Física”, organizado por ele e lançado recentemente pela Acadêmica Editorial. Confira o livro completo aqui.

SINOPSE:

Ser Professor de Educação Física tem sido cada vez mais difícil nesta contemporaneidade. Os desafios têm se multiplicado exponencialmente e a crise epistemológica erigida pela cisão entre Licenciatura e Bacharelado tem deixado esse caminho formativo e profissional bem mais complexo do que poderia ser.

Este livro, em seu primeiro volume de muitos outros que virão, se presta não somente a apresentar e discutir os inúmeros problemas e desafios que a Educação Física Escolar está enfrentando atualmente, mas tem o propósito de mostrar caminhos possíveis, em uma tentativa incessante de tensionamento desses problemas/dificuldades/desafios/ obstáculos que têm instituído a complexidade do que é ser Professor de Educação Física.

O que quero dizer é que aqui são apresentadas cenas reais do contexto educacional em que a disciplina se insere nesta escola do século XXI, mas também são exploradas inferências sobre o possível para esse enfrentamento. Nos textos que compõem este livro são engendradas possibilidades de superação desses desafios, em um artesanato intelectual que transversaliza a teoria das leituras e percurso acadêmico dos escritores com as experiências vividas, com o chão de escola, com a sensibilidade de que tem que superar esses desafios na prática.

Por isso, nesta obra, questões relacionadas à infraestrutura escolar, materiais e práticas pedagógicas, tradicionais e inovadoras, políticas públicas, questões de gênero, currículo escolar, conteúdos da Educação Física, corporeidades estereotipadas e sua suas relações com o ambiente tecnológico contemporâneo, educação física e saúde, formação docente e suas conexões com a Educação Física Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, formam um conjunto de textos importantes e necessários para toda a comunidade acadêmica e profissional pensar sobre as problemáticas da Educação Física Escolar.