No último sábado (14), os cursistas de Educação Física, Geografia, Letras-Libras e Letras Português, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, realizaram a socialização das experiências desenvolvidas durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE).
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, estiveram presentes para acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas.
Cursistas apresentam experiências desenvolvidas durante disciplina de ACE
Durante visita às turmas, a Profa. Glória Ferro reafirmou o compromisso do Programa com a máxima qualidade da formação dos professores da educação básica. “O nosso maior objetivo não é apenas certificar, mas proporcionar uma formação qualificada, com a marca da UFPI. Por isso, todo o processo formativo é pautado na tríade: ensino, pesquisa e extensão. E essa disciplina, como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e representa a função social da Universidade, pois transcende seus muros e chega à comunidade, disseminando conhecimento e transformando as relações sociais”.
Profa. Bartira Viana, Profa. Glória Ferro e Prof. Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha)
Acompanhando de perto a socialização das atividades, a Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, enfatizou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas nas escolas. “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e com a oportunidade de mais uma vez discutirmos temáticas tão importantes, como as desenvolvidas durante este semestre na ACE 7 - Saúde, Educação Alimentar e Nutricional e ACE 8 - Economia, Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. A extensão representa uma oportunidade única dos cursistas consolidarem na prática os conteúdos vistos em sala de aula”, ressaltou.
Apresentação de cursistas de Geografia
Para Antonia Maciel, cursista de Letras-Libras, a prática de extensão desempenha um papel importante no elo entre o conhecimento acadêmico e a realidade dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa e uma grande contribuição à comunidade. “Ao vivenciarem situações práticas, os professores em formação desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre as reais demandas da educação pública e contribuem de forma concreta para o avanço da educação nos locais em que atuam”, enfatiza, destacando que o evento de socialização das atividades serviu como um importante espaço de troca e aprendizado mútuo entre os acadêmicos e a comunidade escolar.
Coordenadores com a turma de Letras-Libras
De acordo com o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, o evento possibilitou o compartilhamento de informações importantes adquiridas pelos cursistas ao longo do semestre. “Essa troca de conhecimentos é fundamental, pois as experiências desenvolvidas poderão ser adotadas pelos cursistas em diferentes contextos, ampliando as possibilidades de ensino de temáticas são necessárias em nossas escolas”, destacou.
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