Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Acadêmicos do Polo de Batalha realizam socialização das experiências desenvolvidas na disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE)

Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 12h15

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.48.12

No último sábado (14), os cursistas de Educação Física, Geografia, Letras-Libras e Letras Português, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, realizaram a socialização das experiências desenvolvidas durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE).

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, estiveram presentes para acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.41.33

Cursistas apresentam experiências desenvolvidas durante disciplina de ACE

Durante visita às turmas, a Profa. Glória Ferro reafirmou o compromisso do Programa com a máxima qualidade da formação dos professores da educação básica. “O nosso maior objetivo não é apenas certificar, mas proporcionar uma formação qualificada, com a marca da UFPI. Por isso, todo o processo formativo é pautado na tríade: ensino, pesquisa e extensão. E essa disciplina, como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e representa a função social da Universidade, pois transcende seus muros e chega à comunidade, disseminando conhecimento e transformando as relações sociais”.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.46.51

Profa. Bartira Viana, Profa. Glória Ferro e Prof. Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha)

Acompanhando de perto a socialização das atividades, a Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, enfatizou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas nas escolas. “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e com a oportunidade de mais uma vez discutirmos temáticas tão importantes, como as desenvolvidas durante este semestre na ACE 7 - Saúde, Educação Alimentar e Nutricional e ACE 8 - Economia, Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. A extensão representa uma oportunidade única dos cursistas consolidarem na prática os conteúdos vistos em sala de aula”, ressaltou.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.44.53

Apresentação de cursistas de Geografia

Para Antonia Maciel, cursista de Letras-Libras, a prática de extensão desempenha um papel importante no elo entre o conhecimento acadêmico e a realidade dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa e uma grande contribuição à comunidade. “Ao vivenciarem situações práticas, os professores em formação desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre as reais demandas da educação pública e contribuem de forma concreta para o avanço da educação nos locais em que atuam”, enfatiza, destacando que o evento de socialização das atividades serviu como um importante espaço de troca e aprendizado mútuo entre os acadêmicos e a comunidade escolar.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.43.33

Coordenadores com a turma de Letras-Libras

De acordo com o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, o evento possibilitou o compartilhamento de informações importantes adquiridas pelos cursistas ao longo do semestre. “Essa troca de conhecimentos é fundamental, pois as experiências desenvolvidas poderão ser adotadas pelos cursistas em diferentes contextos, ampliando as possibilidades de ensino de temáticas são necessárias em nossas escolas”, destacou.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.40.53