Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Geografia do Polo de Miguel Aves visitam ambientes urbanos e periurbanos do município em aula prática de Pedologia

Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h28

Durante a disciplina de Pedologia, ministrada pelo Prof. Suédio Alves Meira, os alunos de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, participaram de uma aula de campo que contemplou visitas a ambientes urbanos e periurbanos do município, com o intuito de discutir sobre a diversidade de solos, de acordo com as variações dos seus elementos formadores e os processos de degradação ambiental vigentes.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 08.55.16

Turma de Geografia durante aula de campo

A atividade, que ocorreu no dia 16 de julho, iniciou no Morro do Cristo, onde foi possível abordar o papel do relevo enquanto agente formador do solo. “Foram identificadas coberturas pedológicas pouco desenvolvidas (Neossolos) com grande quantidade de fragmentos de rocha, refletindo aos elevados índices de declividade que favorece a remobilização de material em detrimento aos processos de acumulação”, explica o Prof. Suédio Meira.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 08.55.21

Cursistas visitaram diversos locais da cidade de Batalha

Segundo o docente, no sopé da vertente oeste do Morro do Cristo foi visitada uma voçoroca em elevado grau de desenvolvimento. No local, foram discutidas a importância da cobertura vegetal como agente formador e fixador dos solos, e as perdas ambientais e socioeconômicas resultantes dos processos erosivos em estágio avançado. Foram realizadas comparações com eventos visualizados em sala e abarcados o papel do clima (chuvas).

WhatsApp Image 2024 09 17 at 08.43.19 3

Foram explorados vários conteúdos vistos em sala de aula

O terceiro ponto visitado foi as proximidades da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em uma planície amplamente utilizada para eventos municipais. Devido às suas características topográficas e proximidade ao rio Parnaíba e afluentes, a área é periodicamente inundada, o que permite a formação de solos hidromórficos. Foi possível discutir o papel da argila no solo e da matéria orgânica.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 08.43.19 6

Prof. Suédio durante explicações aos cursistas

“Por fim, às margens do rio Parnaíba, foi possível tratar tanto sobre os Neossolos Flúvicos, que se destacavam nas áreas de barrancos, como os Neossolos Quartzarênicos e depósitos de sedimentos existentes nas margens e nas barras fixas e móveis que ocupam o leito do rio. Nesse pequeno roteiro realizado foi possível contemplar diferentes tipos de solos e processos associados, sendo que os mesmos podem ser facilmente replicados pelos discentes em suas práticas docentes futuras”, detalha o Prof. Suédio.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 08.43.19 4

Cursistas visitaram ambientes urbanos e periurbanos do município

Jardel Alves da Silva, cursista de Geografia, ressalta que a aula de campo serviu como uma ferramenta incrivelmente valiosa para a disciplina de Pedologia. “Durante a visita nos espaços pesquisados, todos os discentes presentes tiveram a oportunidade de observar o solo diretamente, com uma nova perspectiva e uma nova visão de que o solo é muito mais do que apenas terra debaixo dos nossos pés, ele possui camadas, perfis e propriedades que variam de acordo com o local, o clima e a vegetação”.

A professora Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, reitera que “a aula realizada em ambientes urbanos e periurbanos de Miguel Alves contribuiu para a ampliação dos conhecimentos acerca da diversidade de solos do município e dos processos de degradação ambiental, permitindo aos cursistas o aprendizagem sobre a aplicação de aulas teórico-práticas a serem desenvolvidas em atividades docentes futuras na escola básica”.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 08.43.19 8

Atividade proporcionou a absorção de diversos conteúdos relacionados à disciplina

Para a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, atividades dessa natureza são fundamentais para o processo formativo dos cursistas, visto que todo o planejamento é pautado de modo que haja essa importante integração entre teoria e prática.