Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Letras-Libras, do Polo de Piripiri, realiza visita técnica à primeira escola bilíngue de surdos do Piauí, em Parnaíba

Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h38

A turma de Letras-Libras, do Polo do PARFOR/UFPI de Piripiri, realizou na última sexta-feira (13), uma visita técnica à Escola Bilíngue Libras-Português, a primeira nessa modalidade do estado, localizada em Parnaíba. A atividade foi realizada durante a disciplina de Educação Bilíngue, ministrada pelo Prof. Rodrigo Alves.

WhatsApp Image 2024 09 16 at 11.49.02

Turma de Letras-Libras reunida com funcionários da escola

Segundo o docente, a aula de campo teve o objetivo de fazer com que os cursistas vivenciassem na prática a educação bilíngue de surdos. “Como nós estudamos em sala de aula toda a teoria da educação de surdos e os princípios da educação bilíngue, vendo que essa modalidade de educação é a mais adequada para o estudante surdo, então achamos por bem vermos e tentar analisarmos como essa educação pode ser desenvolvida no Brasil. A visita à escola foi necessária para conhecermos mais a realidade e buscarmos modelos para aplicar em outros contextos, seja em uma escola ou em uma sala de aula bilíngue”, explicou o Prof. Rodrigo Alves.

WhatsApp Image 2024 09 16 at 12.02.37

Prof. Rodrigo Alves fala sobre importância do ensino bilíngue

Para a cursista de Letras-Libras, Liana Urquiza, a visita foi bastante proveitosa, superando as suas expectativas. “Nós tivemos a oportunidade de aprender na prática todas as leituras e teorias vistas em sala de aula. Pudemos ver como realmente funciona e entender a importância do aprendizado para os surdos, da convivência com a língua de sinais, tanto para as crianças como para os adultos, pois a escola também possui a modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos. Além disso, foi interessante vermos a questão da inclusão, com a atuação de professores falando dois idiomas, o português e a Libras fluentemente, e os interpretes traduzindo para os ouvintes e não para os surdos. Espero que nós possamos aplicar o mesmo projeto na nossa cidade”.

WhatsApp Image 2024 09 16 at 12.02.44

Cursistas acompanharam relatos sobre funcionamento da escola

A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, afirma que “as visitas técnicas são um momento importante do curso, pois os alunos podem usar as questões técnicas discutidas nas disciplinas para avaliar como as ações se dão na prática”.

Agradecendo a todos os profissionais da Escola Bilíngue Libras-Português pela receptividade, a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, avalia que foi um momento de grande relevância para os cursistas, “porque tiveram a oportunidade de vivenciar as práticas pedagógicas da escola voltadas para comunidade surda e perceberem que é possível fazer a inclusão desta comunidade de maneira diferenciada por meio do curso Letras-Libras do PARFOR/UFPI”.

WhatsApp Image 2024 09 16 at 11.49.27

Escola Bilíngue Libras-Português em Parnaíba (PI)

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Atividades como essa representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”.

WhatsApp Image 2024 09 16 at 11.47.40

Cursistas ainda visitaram o Centro Cultural João Paulo Reis Velloso