O curso de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, realizou na terça-feira (10), a atividade de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), que teve como tema “Educação, Direitos Humanos e Cidadania”, promovendo uma reflexão sobre o lazer e o esporte como direito da criança e do adolescente.
Cursistas de Educação Física durante atividade de ACE
A atividade foi realizada na Unidade Escolar Visconde Sabugosa. Segundo o Prof. Rogério Araújo, que ministrou a disciplina de ACE, os discentes de Educação Física realizaram oficinas temáticas com alunos da 3ª a 5ª série do ensino fundamental, demonstrando de forma lúdica os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A atividade de extensão foi encerrada ainda com uma gincana temática com desafios relacionados ao conhecimento adquirido ao longo do evento. A atividade de extensão é o elo que liga academia e comunidade fazendo do conhecimento uma construção coletiva”.
Atividade foi desenvolvida com alunos da 3ª a 5ª série do ensino fundamental
A cursista de Educação Física, Sandra Lima, explica que cerca de 157 crianças participaram da atividade. “As salas temáticas, organizadas pelos acadêmicos e visitadas pelos grupos de alunos, foram: Sala de Videoteca, Sala de Gamificação, Sala de Esporte e Lazer e Sala de Jogos Educativos. A atividade ainda contou com aula prática e finalizou com uma gincana de perguntas e respostas no pátio da escola. Foi muito satisfatório vê-los participando de todas as atividades propostas com muita alegria e entusiasmo”.
Sandra Lima durante ACE
Ana Maria da Silva, também cursista de Educação Física, enfatiza que “diante de tudo que vivenciei durante as atividades propostas pelo nosso grupo, posso dizer que foi e é muito importante esse trabalho realizado no chão das nossas escolas. A Universidade Federal do Piauí, por meio do PARFOR, está de parabéns pelo trabalho realizado na formação de profissionais de educação, buscando a excelência na melhoria da qualidade educacional dos nossos profissionais”, avalia.
Ana Maria da Silva durante atividade na escola
O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. Fábio Soares, explica que as atividades curriculares de extensão representam um diferencial pedagógico do PARFOR, “pois conseguem reunir as condições necessárias para o desenvolvimento da práxis pedagógica em sua essência. O conjunto de conhecimentos construídos durante o período intensivo de aulas é colocado em prática nessas atividades, apresentando contribuições significativas para o processo de formação docente na prática”.
Cursistas desenvolveram atividades relacionadas ao tema da ACE
Para o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, “o evento de ACE possibilitou aos alunos uma aprendizagem atrativa e lúdica, por meio de materiais concretos produzidos pelos próprios cursistas, além de palestras e gincanas. As oficinas contaram com a participação dos alunos e professores das turmas, uma importante oportunidade de aprendizagem”, relata.
Questões sobre lazer e esporte como direito da criança e do adolescente foram abordadas
A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou a importância da disciplina para o processo formativo dos cursistas. “As Atividades Curriculares de Extensão representam um momento muito especial e importante para o processo formativo dos nossos cursistas, pois a Universidade ultrapassa seus muros e chega à escola básica, que é o ponto de partida e de chegada do nosso Programa, discutindo temas de extrema relevância para a nossa sociedade”.
Atividades foram desenvolvidas diretamente nas salas de aula
Material produzido e distribuído pelos cursistas