Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI participa de grupo de trabalho na CAPES

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No período de 19 a 24 de agosto, a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da UFPI (PARFOR/UFPI), professora Glória Ferro, esteve em Brasília participando de grupo de trabalho na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Encontro ocorreu na sede da CAPES, em Brasília

A professora Glória Ferro integrou a comissão de consultores ad hoc responsável pela avaliação do mérito de propostas apresentadas pelas Instituições de Educação Superior (IES) no âmbito de edital da CAPES.

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Encontro ocorreu na sede da CAPES, em Brasília

Glória Ferro explicou: “pela segunda vez recebemos esse honroso convite da equipe da CAPES, que representa, sobretudo, um voto de confiança no trabalho que temos desenvolvido à frente do PARFOR na UFPI. Foi um momento desafiador, de muito e intenso trabalho, mas valioso porque possibilitou conhecer mais de perto outras ações da CAPES. Foi também uma oportunidade muito importante para trocar experiências com profissionais de todo o país. Um momento formativo e de muito aprendizado”.

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Profa. Glória Ferro, representantes da CAPES e do PARFOR

Na ocasião, a Coordenadora Institucional também tratou de demandas do PARFOR, a exemplo do início das atividades acadêmicas dos cursos do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), previsto  para acontecer entre os meses de setembro e outubro, em data a ser confirmada, e que contará com a presença de integrantes da Diretoria de Educação Básica da CAPES (DEB/CAPES).

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Profa. Glória Ferro, representantes da CAPES e do PARFOR

O PARFOR EQUIDADE é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) gerido pela CAPES, que tem como objetivos:

- Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, conforme área de atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância;

- Formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada grupo;

- Fomentar a implementação de projetos pedagógicos para a formação de professores que contemplem as especificidades do público-alvo deste edital, com formas diferenciadas de organização dos conhecimentos, tempos e espaços; 

- Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa.

Para saber mais sobre o PARFOR EQUIDADE acesse a página oficial da CAPES (ww.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/parfor-equidade).

Para conhecer a oferta de cursos do PARFOR EQUIDADE no âmbito da UFPI acesse:

https://www.selecoesparforufpi.com.br/index.php

www.ufpi.br/parfor

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