Polo de Teresina recebe visita das Coordenações Institucional e de Curso

Finalizando o cronograma de visitas aos Polos para acompanhamento das atividades acadêmicas do período letivo 2024.1, as Coordenações Institucional e do Curso de Letras-Libras estiveram no sábado (10), no Polo de Teresina.

WhatsApp Image 2024 08 15 at 09.47.57

Coordenações reunidas com cursistas e professora formadora Marta Rochelly

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância desse contato direto com os cursistas. “Nós fazemos questão de realizar esse acompanhamento bem de perto, pois sabemos a diferença que isso faz na qualidade da formação. Durante as visitas, nós conseguimos avaliar melhor como está sendo desenvolvido o processo formativo e identificar as principais demandas, sempre buscando solucioná-las da melhor forma possível”, afirma.

Segundo a Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, “a turma de Teresina acaba sendo privilegiada, pois estamos sempre em contato pessoal. Mesmo assim, um momento mais formal, com a presença da Coordenação Institucional, é importante para que possamos ouvir o que a turma tem a dizer sobre seu processo de formação”.

WhatsApp Image 2024 08 15 at 09.49.10

Coordenadoras conversam com cursistas durante visita

Para a cursista Helenice Barroso, a visita proporcionou um momento de grande emoção e aprendizado. “Tivemos a oportunidade de compartilhar experiências gratificantes e desafios vivenciados durante as disciplinas. Foi um momento de celebração, de fortalecimento de laços e de reafirmação do compromisso com a inclusão. Em cada encontro nos inspiramos para transformar nossa realidade com um sinal de cada vez. Gratidão à Profa. Dra. Gloria Ferro e à Profa. Dra. Maraisa pelo carinho e atenção que sempre tiveram com a nossa turma”, destaca.

WhatsApp Image 2024 08 15 at 10.24.44

Helenice Barroso com as profesoras Glória Ferro e Maraisa Lopes

Durante a visita, a professora formadora Marta Rochelly, que ministrou a disciplina de Didática Geral, também esteve presente. Ela enfatiza que essa experiência dialógica é também formativa. “Dialogar, acompanhar e refletir sobre a experiência formativa definem a atenção proporcionada pela coordenação geral e coordenação de curso neste tão importante trabalho de acompanhamento dos cursos. A Profa. Dra. Glória Ferro e a Profa. Dra. Maraisa Lopes fazem esse monitoramento com muito compromisso. Com essa ação de escuta, refletimos sobre o processo de formação inicial e sua complexidade. É uma forma genuína de troca de saberes. Com ações como essa crescemos em experiência e fortalecemos vínculos”.

WhatsApp Image 2024 08 15 at 11.20.12

Profa. Marta Rochelly (ao centro) e cursistas de Letras-Libras durante visita técnica ao Canal Educação