Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Educação Física de Floriano promove projeto de extensão sobre meio ambiente junto à comunidade

Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 11h26

WhatsApp Image 2024 07 23 at 11.05.25

Cursistas de Educação Física e professora da disciplina, Socorro Moura

No último sábado (20), os cursistas de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano, realizaram o projeto de extensão que teve como tema “A articulação prática do conhecimento com as necessidades da comunidade, interagindo e transformando a realidade social”, desenvolvido no âmbito da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 3 - Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, ministrada pela Profa. Maria do Socorro Moura.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 11.05.25 4

Projeto contou com coleta e seleção do lixo

A professora da disciplina explicou que a ACE tem o objetivo de atender os princípios da extensão universitária, tendo o papel de aproximar a universidade dos grandes desafios da sociedade, principalmente, os desafios da educação básica. “Nesse sentido, as ações ambientais desenvolvidas pelos acadêmicos tiveram o intuito de promover uma reflexão sobre a relação entre educação e o meio ambiente, como forma de contribuir diretamente para a melhoria da qualidade das aulas de Educação Física escolar. Trabalhar com ACE é levar o acadêmico a refletir sobre seu verdadeiro papel na sociedade e, no caso da temática abordada, o que está fazendo para salvar a nossa casa comum, que é o meio ambiente”, afirmou.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 11.16.30

Cursistas também praticaram atividades físicas

A execução do projeto de extensão aconteceu na Praça Dr. Sebastião Martins, das 8 às 12h. A programação contou com atividades físicas, coleta e seleção do lixo, entrevista, palestras educativas e explicativas, brincadeiras, fotos e vídeos, e caminhada.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 11.05.25 2

Coleta e seleção do lixo

Para a cursista Cleocélia Costa Sousa, a situação atual do nosso planeta é reflexo da falta de conscientização das pessoas. “Acredito que quando todos os seres humanos se conscientizarem que devemos cuidar do meio ambiente e fazermos consumos de produtos e serviços que tenham um menor impacto ambiental, isso trará inúmeros benefícios. Nossas atitudes e práticas farão a diferença. Que todos possam fazer a sua parte, cuidando e protegendo o meio ambiente e o planeta para as próximas gerações”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 11.05.25 3

Palestra educativa e explicativa para comunidade

A Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, ressaltou que a ACE sempre traz temas e momentos de ação e reflexão. “A manhã desse sábado foi mais um momento importante para nossos cursistas, empenhados em contribuir para a conscientização da preservação do meio ambiente. Orientados pela professora Socorro Moura, eles fizeram uso de várias técnicas para chamar atenção das pessoas que ali passavam, e como é bom ver que a população, em sua maioria, está preocupada com o futuro”.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 11.05.25 1

Coordenadora Delcimar Azevedo (primeiro plano) com professora da disciplina e cursistas

Reiterando a importância da disciplina de extensão para o processo formativo dos cursistas, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, parabenizou a iniciativa, visto que proporcionou a discussão de uma temática tão necessária. “A extensão é a ação da universidade junto à comunidade. Nesse sentido, é indissociável do ensino e da pesquisa”, finalizou.