Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Conteúdos da disciplina de Geografia Urbana são explorados em aula de campo na cidade de Batalha

Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 09h39

WhatsApp Image 2024 07 16 at 08.46.44

Visita à Igreja Matriz. Marco zero da cidade de Batalha

Durante a disciplina de Geografia Urbana, ministrada pelo professor Raimundo Lenilde, os cursistas de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, tiveram a oportunidade de realizar uma aula de campo pela cidade.

O professor explica que durante a disciplina foi feito um planejamento para que fossem discutidos os principais conteúdos da Geografia Urbana em dois momentos: de forma teórica, em sala de aula, e prática, na aula de campo. “Começamos pelos agentes produtores do espaço urbano, os cinco principais agentes, e nessa discussão nós fizemos um trabalho cuidadoso, intensivo, no sentido de que cada aluno conseguisse sair do curso de graduação em Geografia com grandes possibilidades de entender realmente o que significa espaço urbano, que é a dinâmica de apropriação do espaço natural”.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 08.46.23

Professor Lenilde explica conteúdos aos cursistas no Mercado Público da cidade

Ele complementa que essa dinâmica é histórica e bastante antiga. “Há um processo de apropriação do espaço natural pelas relações sociais de produção e a cidade tem uma importância fundamental. Praticamente todos os elementos estruturantes da vida moderna estão presentes na cidade, como por exemplo: escolas, hospitais, comércio de maneira geral, e isso é muito importante para que o aluno possa compreender como ocorre esse processo”, detalha.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 08.46.08

Reunidos na prefeitura de Batalha

Para Nonato Firme, cursista de Geografia, a aula foi extremamente relevante para que eles pudessem comprovar de maneira real toda a teoria vista em sala de aula. “A importância da Geografia Urbana para o ensino de Geografia na rede de educação é indiscutível. Nós fomos ao centro da cidade, visitamos os prédios públicos de um modo geral, como a igreja, a prefeitura, a câmara, o mercado, e fizemos uma leitura de como ocorreu a colonização da cidade. Através dessa atividade, começamos a mentalizar como era o lugar onde estamos hoje, em 2024, há 200, 300 anos atrás e assim conseguimos entender melhor o processo de formação deles. Essa ideia é brilhante”.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 08.47.06

Na Câmara Municipal

Segundo a professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, o programa apoia atividades dessa natureza, visto que o processo formativo do cursista deve ser planejado de forma que assegure a unidade entre teoria e prática, dimensões que devem ser articuladas no processo de aprender e ensinar, de modo a oportunizar a aproximação do ambiente acadêmico com as práticas realizadas nos espaços escolares.