Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR Indica: TCC "Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil"

PARFOR Indica: TCC "Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil"

Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h45

WhatsApp Image 2024 07 12 at 14.41.34

O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

Hoje, trazemos a indicação de Raimunda Nonata Aragão, que integra a equipe de apoio administrativo do PARFOR/UFPI. Trata-se do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem como tema “Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil”, apresentado à Faculdade de Tecnologia do Piauí-FATEPI, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Confira o trabalho completo aqui.

Segundo a autora, a Educação Infantil constitui uma das etapas do processo educativo, considerada o início da educação básica, cuja a inserção da criança no universo escolar e o contato social com outras crianças permite o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem e, nesse processo a avaliação da aprendizagem possui, como parte integrante desse processo, um papel importante, uma vez que é preciso que esteja ajustada à necessidade da criança no ensino-aprendizagem.

O objetivo geral da pesquisa foi compreender como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil. E os específicos foram: caracterizar a avaliação da aprendizagem na educação infantil; identificar quais concepções de avaliação fundamentem as práticas avaliativas dos professores na educação infantil e descrever os principais desafios enfrentados pelos docentes nos processos avaliativos na educação infantil.

O método que norteou essa investigação foi o estudo qualitativo como forma de aprimorar ideias, obter conhecimento e analisar dos fatos estudados. Para tanto, o instrumento de coleta foi o questionário autoaplicável semiestruturado, com perguntas subjetivas. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores de uma instituição privada que fica localizada no bairro Mocambinho, em Teresina-PI.

A pesquisa fundamentou-se teoricamente em autores como: Hoffmann (2006), Luckesi (2008), Piaget (2007), que contribuíram positivamente com o estudo. Observou-se que no percurso escolar há diferentes modalidades de avaliação: diagnóstica, somativa, formativa, observacional e todas são importantes e devem ser utilizadas de acordo com a finalidade e o processo que o educador deseja alcançar.