PARFOR Indica: livro “Autismo – o sentido das terapias”

WhatsApp Image 2024 07 05 at 16.05.33

O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. 

Hoje, trazemos a indicação de Rayla Oliveira, secretária do PARFOR/UFPI. Trata-se do livro “Autismo – o sentido das terapias”. Segundo os autores, os casos de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentam de forma acelerada. As últimas estatísticas norte-americanas do CDC (Center for Disease Control and Prevention) mostram que a prevalência do TEA era de 1 em cada 166 crianças em 2004, passou para 1 a cada 88 crianças em 2012 e recentemente alcançou a marca de 1 a cada 44 crianças em 2021. Confira onde encontrar o livro.

Por isso, é preciso falar sobre autismo e não apenas sobre estatísticas, mas quais são os rumos para o desenvolvimento humano sadio a partir do espectro, pois dentro de um espaço bem curto de tempo, grande parte da população será portadora do transtorno em algum grau.

Este livro é para todos aqueles que buscam esperança e apoio na jornada do desenvolvimento humano após descobrirem um diagnóstico em TEA. Os caminhos, as soluções, já existem e, no transcorrer destas páginas, você encontrará uma verdadeira constelação de saber com uma reunião eclética dos mais variados profissionais e até do direito da família, por meio de cientistas, terapeutas estudiosos, psicólogos, educadores, psicopedagogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurocientistas, aplicadores de ABA e especialistas em Transtornos Globais do Desenvolvimento.

São autores desta obra: Amanda Luiz Maciel, Andréia T. Theodoro Velho, Antonella Cabrini, Daiana dos Santos Souza Silveira, Daiane Lautert de Mattos, Danielle Bellato Allem, Déborah Evangelista, Elisete Souza, Felipe Konflanz, Giovana Valentini de Jesus, Ivana Nunes, Kevin Simon, Letícia Hoffmann, Luana Dariva, Lucas Silva Ferreira, Maria Luísa de Araújo Costa, Marjorie Duran Rocha, Natalie Duran Rocha, Patrícia da Rosa, Patrícia Presser Wiltgen, Sílvia Cristina Marceliano Hallberg, Simoni Hoffmann, Viviane Prates dos Santos e Yuri Riera Nicolau.

Dentre os temas da obra, estão:

  • Autismo, o olhar dos terapeutas;
  • O cérebro no autismo: sua estrutura e funcionalidade;
  • A importância da escola no processo de diagnóstico e desenvolvimento das crianças;
  • Autismo e o direito: autistas à luz do princípio da igualdade;
  • A neuropsicopedagogia e a neuropsicologia como recursos indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem;
  • Avaliação neuropsicológica no transtorno do espectro autista;
  • O método Padovan de reorganização neurofuncional aplicado aos autistas;
  • Práticas de inclusão escolar à criança com transtorno do espectro autista (TEA);
  • Desafios e possibilidades no TEA: serviços e estratégias para a psicoeducação familiar;
  • Estilos parentais: qual é a sua importância no processo do desenvolvimento?;
  • A comunicação para além da linguagem falada: uma perspectiva pela comunicação aumentativa e alternativa;
  • Autismo e a adaptação familiar ao diagnóstico: ampliando possibilidades;
  • Qualidade de vida dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista;
  • Autistas em movimento.