Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR Indica: e-book “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”

PARFOR Indica: e-book “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”

Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 16h45

WhatsApp Image 2024 06 07 at 14.25.46

O “PARFOR INDICA” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

Hoje, trazemos a indicação da Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia do PARFOR/UFPI. Trata-se do e-book “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”. Composto por seis capítulos, a obra apresenta diferentes discussões com temáticas que estão presentes no currículo do ensino de Geografia da Educação Básica, mas com um olhar mais voltado para a cidade de Teresina.

Sinopse:

Organizado pelas professoras doutoras do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mugiany Oliveira Brito Portela, Bartira Araújo da Silva Viana e Iracilde Maria de Moura Fé Lima, o e-book, em todos os textos produzidos, encaminha a dimensão do conhecimento geográfico e de como este é essencial para a vida cotidiana. Desse modo, as autoras acreditam que a Geografia está em melhores condições de entender e desenvolver na escola os conteúdos referentes à cidade, pois as interferências da sociedade nesse espaço, que está em constante transformação, são mais suscetíveis à construção de um pensamento que inclua o cotidiano.

O primeiro capítulo apresenta uma discussão sobre a importância do ensino de Geografia para a compreensão da cidade de Teresina; o segundo capítulo, dialoga sobre propostas de linguagens e metodologias para o ensino de Geografia; o terceiro traz um panorama sobre alguns aspectos históricos e ambientais da cidade; o quarto, o quinto e o sexto capítulos tratam de alguns aspectos econômicos da cidade de Teresina (como mineração, indústrias, comércio e serviços) e as transformações no espaço urbano da cidade.

Confira o e-book aqui