Nos dias 29, 30 e 31 de maio, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e colaboração da Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), realizou o II Encontro Norte Nordeste do PARFOR (II ENNEPARFOR) e o II Encontro sobre Formação de Professores/as em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI (II ENFORUFPI). Os eventos aconteceram em Belém (PA).
Mesa de abertura do evento
A comitiva da UFPI esteve composta pela Profa. Glória Ferro (Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI), Prof. Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI), Prof. Willian Matsumura (Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais – CSPE/UFPI), Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Prof. Francisco Vilanova (Coordenador do curso de História), Profa. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras), Profa. Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia), Prof. Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha - representando todos os coordenadores locais do PARFOR/UFPI), Profa. Maria de Jesus Melo (Cursista de Pedagogia do Polo de Miguel Alves - representando todos os professores cursistas do PARFOR/UFPI) e Profa. Ruthy Karollyny Sillva (Professora formadora do Polo de Currais - representando todos os professores formadores do PARFOR/UFPI).
Parte da equipe da UFPI que esteve presente no evento
Representando o Reitor Gildásio Guedes, o Prof. Willian Matsumura destacou a importância e abrangência do PARFOR/UFPI. “Sou responsável por fazer o monitoramento do programa na UFPI e como fazer isso em um programa que demanda tantas etapas de trabalho? Acredito que a capilaridade nos municípios é um dos principais avanços e tão importante quanto é o diálogo entre professores formadores e as outras esferas municipais, como prefeituras, direção de escolas, etc. É um trabalho imenso que é realizado nos bastidores e muitas vezes as pessoas não têm dimensão da grandiosidade do programa”.
Profa. Glória Ferro e Prof. Willian Matsumura
Durante a abertura, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou da emoção pela realização do evento, após 10 anos da primeira edição do evento, que foi realizada na UFPI. “Este é um momento de muita alegria para todos que nós que fazemos o PARFOR. Vivemos um momento mais esperançoso, podendo falar de educação como possibilidade de construção de uma sociedade de fato mais justa, inclusiva e equânime”, destacou.
Professores Monica Torres (Presidente Nordeste do FORPARFOR), Josenilda Maués (Coordenadora Adjunta do PARFOR/UFPA), Mark Clark (Presidente do FORPARFOR), Glória Ferro (Coordenadora do PARFOR/UFPI) e Marcio Nascimento (Presidente Norte do FORPARFOR)
Segundo o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. Ednardo do Monti, “o evento permitiu observar que as potencialidades do programa na UFPI estão alinhadas com as propostas do governo, com a região Nordeste e que os desafios enfrentados estão bem próximos dos da região Norte. Além disso, percebemos que as iniciativas do PARFOR no Piauí são seguidas como piloto nas regiões Norte e Nordeste. Outro ponto importante foi a presença das representantes da CAPES. Isso demonstra a intenção do governo em manter e potencializar o programa”.
Prof. Ednardo do Monti com a Diretora da DEB/CAPES, Marcia Ferreira
O Prof. Francisco Vilanova apresentou no evento os resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores em formação vinculados ao curso de Licenciatura em História do PARFOR/UFPI, do Polo de Miguel Alves. “A nossa intenção foi saber como que esses professores estão se apropriando das discussões, dos saberes e das práticas propostas ao longo do curso. E o que pudemos constatar foi a evolução da atuação e do desempenho deles em sala de aula. O impacto do PARFOR é extremamente positivo e fundamental, e isso é perceptível lá na ponta, na aprendizagem dos alunos das escolas onde eles atuam, que são os sujeitos principais de todo esse processo”, explicou.
Prof. Fancisco Vilanova apresentou resultados de pesquisa realizada com cursistas
Como egresso do PARFOR, o Prof. Milton Pereira mencionou a satisfação por atualmente, como Coordenador do Polo de Batalha, estar contribuindo para a formação de professores. “Minha segunda licenciatura em Ciência da Computação cursei pelo PARFOR e hoje estou na coordenação local enfrentando desafios, mas colhendo inúmeras conquistas. O nosso Polo conta com cinco turmas e estamos na expectativa da implantação do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que certamente também será um sucesso”, afirmou.
Prof. Milton Pereira durante a apresentação de trabalho
A cursista Maria de Jesus Melo, que pela primeira vez esteve participando de um evento como esse, avalia a experiência. “Achei maravilhoso e o que mais gostei foram as palestras e a forma como eles apresentaram”, frisou, destacando que o PARFOR transformou a sua vida. “Não apenas no âmbito profissional, mas em todos os sentidos. Estou tendo a oportunidade de fazer a minha primeira graduação e se não fosse o programa eu não teria condições de realizar esse sonho”.
Maria de Jesus afirmou que ampliou conhecimentos durante evento
Para a professora formadora Ruthy Karollyny, o ENNEPARFOR se configura como evento muito importante, pois permite tanto conhecer mais sobre o programa, a sua história, como funciona, além do compartilhamento de experiências sobre o PARFOR. “Nos permite conhecer a realidade enfrentada em cada local e nos faz refletir sobre a importância desse programa para a formação de professores que não teriam como chegar ao ensino superior se não fosse por meio do PARFOR”, disse.
Profa. Ruthy Karollyny (à direita) com a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana
A Coordenadora Geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas – DEB/CAPES, Lorena Damasceno, e a Diretora da DEB/CAPES, Marcia Ferreira, realizaram a palestra de encerramento: “A CAPES e o compromisso com a redução das assimetrias regionais na formação de professores/as”.
Lorena Damasceno e Marcia Ferreira durante palestra de encerramento do evento
Em seguida, foi realizada a Roda de Diálogo “O PARFOR e a formação de professores/as para a equidade: Coordenadores Institucionais, Adjuntos, de Curso e Locais do PARFOR e PARFOR/EQUIDADE”. Na ocasião, foram sanadas diversas dúvidas dos coordenadores e as representantes da CAPES destacaram que estamos em um momento de reconstrução, que a instituição está atenta às dificuldades do programa e continuará dando todo apoio para que o PARFOR esteja cada vez mais fortalecido e funcionando plenamente em todas as regiões.
Cooredenadores do PARFOR com representantes da CAPES
Confira mais fotos e o vídeo do evento: