Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Comunicado: reabertas até dia 27 as inscrições para participação exclusivamente on-line no II ENNEPARFOR e no II ENFORUFPI

Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2024, 14h34

WhatsApp Image 2024 05 24 at 08.50.29

A Comissão Organizadora do II Encontro Regional Norte Nordeste do PARFOR (II ENNEPARFOR) e o II Encontro sobre Formação de Professores/as em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI (II ENFORUFPI) informam que, atendendo a inúmeras solicitações, estão reabertas as inscrições para participação EXCLUSIVAMENTE ON-LINE até o dia 27/05/2024.

Sobre o evento

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2024, o II Encontro Regional Norte Nordeste do PARFOR (II ENNEPARFOR) e o II Encontro sobre Formação de Professores/as em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI (II ENFORUFPI).

Em 2013, as Coordenações Institucionais da UFPI e da UFPA promoveram o l Encontro Norte Nordeste do PARFOR, sediado na UFPI. Decorridos 10 anos da primeira edição do evento, as regionais Norte e Nordeste, em articulação com o Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PARFOR (FORPARFOR), retomam os encontros regionais, congregando participantes de todo o país. Desta vez, o evento será realizado em Belém (PA).

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) se configura como importante política de formação docente realizada em regime de colaboração entre Capes, Municípios, Estados, Distrito Federal e Instituições de Educação Superior, voltada para atender demandas formativas crescentes face ao processo de ampliação da oferta da educação básica. O PARFOR, ao ofertar cursos de primeira e segunda licenciatura para docentes em exercício nas redes públicas de educação básica, contribui para a redução das assimetrias persistentes entre as regiões brasileiras. Nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, especialmente, ainda persistem altos índices de inadequações da atuação docente, com professores sem formação exigida pela LDB (Lei nº 9.394/96).

Em face do novo cenário que se desenha no nosso país com perspectivas promissoras para a política educacional, mormente para o campo da formação de professores/as, e ante a incontestável capilaridade das ações do Programa, decorridos 10 (dez) anos do I Encontro Norte e Nordeste do PARFOR, entendemos que é oportuno que as regionais Norte e Nordeste do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PARFOR (FORPARFOR), retomem, a realização dos encontros regionais, congregando participantes de todo o país.

O II Encontro Norte e Nordeste do PARFOR (II ENNEPARFOR) e o II Encontro sobre Formação de Professores/as em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI (II ENFORUFPI) são importantes momentos de articulação, reflexões e proposições dos integrantes do Programa das regiões Norte e Nordeste com o objetivo de realizar uma análise dos resultados alcançados e seus efeitos na formação e atuação dos professores/as das regiões. Os eventos se configuram também como espaços legítimos de reafirmação da defesa do estado democrático de direito como condição política indispensável à construção de uma educação cidadã e inclusiva, comprometida com a redução das desigualdades sociais.

O II ENNEPARFOR e o II ENFORUFPI reúnem Coordenadores Institucionais do Parfor do Norte e Nordeste e está aberto a coordenadores, professores estudantes, professores formadores e demais interessados no campo da educação.

Realize a sua inscrição e confira todas as informações no site do evento.