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PARFOR Indica: livro "Liberdades no/do Brasil? Os processos da independência e da formação das populações (1815-2022)"

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Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2024, 15h41

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O “PARFOR INDICA” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. E a partir de agora, toda sexta-feira nós compartilharemos uma indicação de leitura.

Hoje, trazemos a indicação do Prof. Francisco Vilanova, Coordenador do curso de História do PARFOR/UFPI. Trata-se do livro "Liberdades no/do Brasil? Os processos da independência e da formação das populações (1815-2022)", lançado pela Editora Mauad X. Confira onde encontrar o livro.

Sinopse:

Neste livro, as leitoras e os leitores são provocadas/dos a pensar sobre as relações (in)discretas entre os processos da independência e a formação das populações. O conjunto de textos reunidos nesse vigoroso empreendimento suspeita e procura tomar distância da velha história heroificante, evolutiva e linear. Deste modo, uma população frequentemente esquecida e silenciada é exibida, colocando em cena agentes diversos, estratégias múltiplas, com efeitos plurais na educação das gentes e na emancipação do Brasil: mulheres, escravizadas/os, letradas/os, imigrantes, artistas, dirigentes, periferizadas/os. Com isso, a obra contribui para se compreender a produção discursiva a respeito da história nacional, as disputas e tensões em torno de como poderiam e deveriam ser descritos e difundidos a emancipação nacional, o Império, a República, o Brasil, as/os próprias/os brasileiras/os e sua formação. É um livro que efetivamente areja o debate e abre novas discussões a respeito da história do Brasil. É, no fundo, um generoso convite para rediscutir as desigualdades abissais e estruturais na história da educação das populações. (Texto da quarta-capa por José Gondra, professor titular de História da Educação da UERJ)

Autoras e autores no livro: Alejandro Enrique García Laínez, Aline de Morais Limeira, Aline Machado dos Santos, Ana Carolina Farias Miranda, Andrés Eduardo Garcia Laínez, Denise Medina Franca, Edgleide de Oliveira Clemente da Silva, Elizabeth Monteiro da Silva, Fátima Nascimento, Francisca Geny Lustosa, Francisco Gomes Vilanova, Gisele Teixeira Alves, José Antonio Miranda Sepulveda, José Gonçalves Gondra, Kátia Cordeiro, Luana Goulart, Mariane Silva, Natália Silva Marques Xavier, Patrícia Cardoso da Costa, Paulo Rogério Marques Sily, Sibila Lilian Osis, Vinícius Vieira e Viviane Venceslau Calazans.

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