Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Conclusão do projeto de extensão desenvolvido pelos cursistas de Letras-Libras, Polo de Teresina, junto à APAE de Tutóia (MA)

Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2024, 09h14

WhatsApp Image 2024 05 21 at 11.58.31

No último sábado (18), os cursistas de Letras-Libras, do Polo do PARFOR/UFPI de Teresina, realizaram a conclusão do Curso Básico de Extensão de Libras, com o tema “Inclusão para todos é o futuro que queremos”, realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Tutóia (MA).

Segundo o Prof. Clevisvaldo Lima, que ministrou a disciplina de Escrita de Sinais I e orientou o projeto, o principal objetivo foi capacitar os profissionais daquela instituição, assim como demais interessados, no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para uma melhor comunicação com as pessoas surdas assistidas pela APAE.

WhatsApp Image 2024 05 21 at 11.57.27

Prof. Clevisvaldo Lima fala da importância do projeto durante evento

“Acreditamos ter conseguido alcançar nosso objetivo. Foi um projeto de grande relevância ao município, não apenas pela capacitação dos profissionais da APAE, mas também pela conscientização da comunidade da importância da Língua de Sinais para o processo de alfabetização da criança surda. Destacamos, por exemplo, a presença de uma aluna mãe de uma criança surda e que foi, ao longo do curso, aprendendo como se comunicar com seu filho”, relatou o professor.

Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, a importância de atividades de extensão como essa está em perceber que a Universidade ultrapassa seus muros e chega até a comunidade. “Essa ação dentro da APAE de Tutóia permitiu que muitos professores que têm alunos surdos em sua convivência, nas escolas ou na própria comunidade, pudessem ter um início na Língua de Sinais, para entender como que essa língua se estrutura, como é usada e a importância dela para a comunidade surda”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 05 21 at 11.51.08

Professores Clevisvaldo Lima e Maraisa Lopes (à direita) com cursistas de Letras-Libras

Para o cursista Ismael Cabral, a atividade foi muito gratificante e fundamental para a sua formação. “Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, pois sem Ele nada disso seria possível. Agradecer também às professoras pela disponibilidade em virem para cá e aos alunos que se empenharam bastante durante o nosso curso. Hoje em dia é de suma importância saber se comunicar por meio da Libras e sou muito grato por tudo que está acontecendo”.

WhatsApp Image 2024 05 21 at 11.52.58

Apresentação de alunos do curso de extensão

Rosenilde Carneiro, também cursista de Letras-Libras, enfatizou que a atividade representou um momento único. “Essa foi a primeira vez que tive a oportunidade de dar aula em um curso como esse e foi maravilhoso estar aqui em Tutóia trazendo essa inclusão para todos. Foi bem gratificante”, disse.

WhatsApp Image 2024 05 21 at 11.57.00

Cursistas e alunos do curso de extensão

De acordo com o presidente da APAE, Natessio Marques, o curso foi de grande valia para os pais e mães das crianças atendidas pela instituição, como também para toda a comunidade tutoiense. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais, professores e colaboradores envolvidos, e dizer que estamos abertos para novas parcerias”.

Genis Ramos, Diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Tutóia, frisou que a formação é a principal ferramenta para o processo de inclusão. “Para nós é um orgulho enorme vê-los realizando essa formação, que é tão importante para o processo de inclusão das crianças. Que juntos nós possamos pensar em um processo de inclusão mais significativo”.

WhatsApp Image 2024 05 21 at 11.57.45

Evento contou com apresentação cultural

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, parabenizou a todos os envolvidos e reiterou que o processo formativo do Programa é pautado no ensino, pesquisa e extensão. “Atividades como essa evidenciam o papel social da Universidade, que é levar conhecimento para além dos seus muros e impactar de forma positiva a comunidade”.