Na última sexta-feira (26), os Polos de Floriano e Teresina realizaram, em conjunto, a XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). O evento aconteceu no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí, em Floriano.
Mesa de abertura do evento
O Polo de Floriano oferta o curso de Educação Física e, em breve, ofertará também o curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, pelo PARFOR EQUIDADE. Já o Polo de Teresina possui o curso de de Letras-Libras.
Evento iniciou com apresentação cultural
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a satisfação pela realização do evento. “Estamos prestigiando a apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre letivo e é com muita alegria que acompanhamos a evolução dos nossos cursistas. Aproveitamos o ensejo para parabenizar a coordenação local pelo trabalho vigoroso e muito competente que tem sido desenvolvido”, afirmou.
Professoras Glória Ferro e Delcimar Azevedo (Coordenadora do Polo de Floriano)
Segundo a Profa. Delcimar Azevedo, Coordenadora do Polo de Floriano, a evolução dos cursistas é visível a cada edição. “Estamos muito felizes pela segunda edição do SIMPARFOR aqui no nosso Polo e é uma satisfação recebermos a turma de Letras-Libras de Teresina, que veio para engrandecer ainda mais o nosso evento. É uma alegria observamos a qualidade dos trabalhados apresentados, a desenvoltura dos cursistas nas apresentações e comprovar a maturidade acadêmica que eles têm adquirido a cada semestre letivo”.
Apresentação da turma de Educação Física
A evolução acadêmica dos cursistas também foi mencionada pelo Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Claudino. “O evento é muito importante justamente por essa continuidade que ocorre durante o processo formativo. A primeira edição teve aquele impacto do nervosismo, pois para muitos era a primeira apresentação científica, e agora a gente vê a evolução dos alunos na escrita, na postura durante as apresentações e o SIMPARFOR oportuniza essas vivências que são fundamentais para a formação deles”, avaliou.
Professores João Claudino, Delcimar Azevedo, Glória Ferro e Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras)
Durante o evento foi realizada a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, com as professoras Socorro Moura e Marli Clementino, que ministraram a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão nos cursos de Educação Física e Letras-Libras, respectivamente.
Roda de diálogo durante evento
“Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pela turma durante a atividade desenvolvida, que teve como principal objetivo “abordar Ciência e Tecnologia na educação básica, em diálogo com a Universidade, trabalhando essa temática com a comunidade surda e não surda, pois a escola deve estar aberta à diversidade e esse diálogo é importantíssimo para sensibilização dos não surdos e de inclusão dos surdos”, destacou a Profa. Marli Clementino.
Apresentação da turma de Letras-Libras
Para Samara Queiroz, cursista de Letras-Libras, a importância principal do SIMPARFOR está em proporcionar a troca de conhecimentos. “Nós temos a oportunidade de interagir e de aprender com os cursistas e com os professores formadores não apenas do nosso cursos, mas de outros também. Por isso é fundamental que a gente participe do evento. O trabalho que desenvolvi com a minha equipe abordou a questão da tecnologia para a comunidade surda, como ela tem contribuído para a educação do surdo na rede regular de ensino e para que ele ingresse na universidade e no mercado de trabalho”, explicou.
Confira o vídeo e mais fotos do evento:
Cursistas de Educação Física apresentam trabalho
Cursistas de Educação Física contempladas em sorteio de livros no encerramento do evento
Turma de Educação Física com coordenações e professores formadores
Apresentação de cursistas de Letras-Libras
Conversa entre coordenadoras, professores formadores e cursistas de Letras-Libras
Turma de Letras-Libras com coordenação do curso e professores formadores