Nessa sexta-feira (12), foi a vez do Polo de Luzilândia realizar a XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). O Polo, que oferta os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia, em breve ofertará também o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, pelo PARFOR EQUIDADE.
Mesa de abertura do evento
“A alegria é muito grande por estarmos realizando mais um SIMPARFOR em Luzilândia, prestigiando o resultado do trabalho desenvolvido pelos nossos cursistas ao longo do semestre letivo. Aproveitamos o ensejo para agradecer todo o apoio recebido pela prefeita Fernanda Marques na realização das nossas atividades. Em breve, o Polo ofertará também o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, atendendo uma demanda do município, há muito tempo solicitada pela gestão municipal”, afirmou a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI.
Professoras Glória Ferro e Isabela Barros durante XVI SIMPARFOR
Durante o evento, a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, elogiou o comprometimento dos cursistas. “Todos estão de parabéns, pois conseguiram apresentar com êxito os trabalhos desenvolvidos a partir da interdisciplinaridade dos eixos temáticos de Ciência, Tecnologia e Inovação e as Relações Étnico-raciais. Estamos muito felizes com os resultados alcançados”.
Cursistas apresentam trabalhos durante evento
Segundo o Coordenador do curso de Letras Português, Prof. João Benvindo de Moura, o SIMPARFOR de Luzilândia já está consolidado como um acontecimento na cidade. “Percebe-se uma mobilização de todos os envolvidos com a educação no território dos cocais (região meio-norte do Piauí): professores, alunos, gestores e a comunidade em geral. Trata-se de um momento ímpar para compartilhamento de informações, socialização de saberes e construção do conhecimento", destacou.
Professores formadores, cursistas e coordenação do curso de Letras Português
A Profa. Aryanne Alves de Oliveira, que ministrou a disciplina de Higiene, Saúde e Meio Ambiente, no curso de Educação Física, avalia que o evento desempenha um papel crucial na formação acadêmica dos cursistas, “pois proporciona oportunidades para desenvolverem habilidades essenciais, como pesquisa, análise crítica, comunicação oral e trabalho em equipe. É um espaço para compartilhar conhecimentos, explorar ideias e receber feedback dos colegas e professores, enriquecendo assim a experiência educacional, tornando o aluno protagonista do seu aprendizado”.
Profa. Aryanne Oliveira (quarta da direita para esquerda) e cursistas durante evento
Para Alessandra Lima Silva, cursista de Pedagogia, o SIMPARFOR representa um momento de muito aprendizado para todos. “Foi mais uma edição maravilhosa, pois pudemos apresentar aquilo que nós aprendemos no nosso tempo de formação e aprender com os outros também. Nos dedicamos muito ao projeto e o evento permite que a gente desenvolva a nossa comunicação, perdendo o medo a cada apresentação. Além disso, o apoio dos professores nos inventiva e dá um gás a mais para continuarmos”, relatou.
O XVI SIMPARFOR ocorre nos meses de abril e maio, conforme o seguinte cronograma: Castelo do Piauí - 05/04/2024; Batalha - 11/04/2024; Luzilândia-12/04/2024; Pedro II e Piripiri 19/04/2024 (realização em Piripiri); Floriano e Teresina-26/04/2024 (realização em Floriano); Currais-27/04/2024; Miguel Alves-03/05/2024.
Coordenadora Institucional acompanha apresentações dos cursistas
A programação do evento engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas (ética e educação para as relações étnico-raciais; meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo; ciência, tecnologia e inovação; multiculturalismo, diversidade cultural; orientação sexual; meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo; cidadania e educação em direitos humanos), desenvolvidas ao longo do período letivo 2023.2, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.
Roda de diálogo "Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências", com as professoras Chistiane Feitosa, Mariana Campelo, Isabela Barros e Jésica Sales
Confira o vídeo e mais fotos do evento: