Dando continuidade à programação da XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), o evento foi realizado nessa quinta-feira (11), no Polo de Batalha, que oferta os cursos de Educação Física, Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.
Mesa de abertura do evento
Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a importância do evento para o processo formativo dos cursistas, que está fundamentado no tripé: pesquisa, ensino e extensão. “É uma alegria muito grande observar a evolução dos nossos cursistas, ver a maturidade acadêmica deles e a qualidade dos trabalhos apresentados. Celebramos também a implantação no Polo de Batalha, pelo PARFOR EQUIDADE, do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. Agradecemos a parceria da Coordenação local, da prefeitura e da Secretaria de Educação do município, fundamental para o processo de formar professores da educação básica com qualidade”, disse.
Professores Milton Pereira e Glória Ferro durante XVI SIMPARFOR em Batalha
O Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha, destacou a satisfação em receber mais uma vez a equipe da UFPI. “A Coordenação Institucional, na pessoa da Profa. Glória, está sempre nos apoiando e fazendo esse acompanhamento de perto, que é fundamental para a qualidade dos cursos que nós ofertamos. Nós temos cinco cursos e agora também iremos ofertar o curso de Educação Escolar Quilombola, o que para nós é uma imensa alegria, visto que a procura é muito grande. Estaremos sempre de portas abertas para recebê-los”.
Lucimar Pereira (Líder de comunidade quilombola), Profa. Glória Ferro e Luiz Segundo (Secretário de Educação de Batalha)
Falando em nome dos Coordenadores de cursos, a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora de Letras-Libras, explicou que o evento tem como objetivo proporcionar aos cursistas a vivência acadêmica. “Aproveitem bastante esse momento, que representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois vocês poderão assistir outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também. Esse momento de compartilhamento do que vocês construíram ao longo do semestre é extremamente importante para construir cada um de vocês enquanto profissionais”.
Profa. Maraisa Lopes destaca objetivos do SIMPARFOR
Para a cursista de Educação Física, Ana Maria Cruz, o SIMPARFOR é um momento muito aguardado por todos. “O evento é muito importante para todos nós, para o nosso processo de formação, pois nos estimula a pesquisar, a desenvolver trabalhos acadêmicos e a nos dedicar ainda mais aos estudos e às atividades relacionadas à educação, que é a nossa área. Estamos muito felizes com os resultados alcançados”, afirmou.
Profa. Glória Ferro e cursista Ana Maria durante evento
O evento contou com a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivêncisas”, que teve a participação dos professores que ministraram a disciplina de Atividade Curriculares de Extensão ao longo do semestre: Prof. Nailton Araújo (Educação Física), Profa. Sanna Chris Nunes (Geografia), Prof. Jessivan Santos (Letras-Libras), Profa. Deuzilene Cunha (Letras Português) e Profa. Millena Carvalho (Pedagogia).
A Profa. Sanna Chris Nunes, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 5 - Multiculturalismo, Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, no curso de Geografia, enfatizou a importância da disciplina de extensão do PARFOR/UFPI. “Essa disciplina promove diálogos entre a universidade e a sociedade, fazendo com que os nossos cursistas tenham um olhar mais crítico e reflexivo acerca da realidade escolar, pois vivenciam essa realidade por meio de projetos de intervenção durante a sua formação. Além disso, ocorre uma mediação entre o conhecimento científico produzido na universidade e o que é produzido na escola”.
Profa. Sanna Chris durante apresentação na roda de diálogo
O XVI SIMPARFOR ocorre nos meses de abril e maio, conforme o seguinte cronograma: Castelo do Piauí - 05/04/2024; Batalha - 11/04/2024; Luzilândia-12/04/2024; Pedro II e Piripiri -19/04/2024 (realização em Piripiri); Floriano e Teresina-26/04/2024 (realização em Floriano); Currais-27/04/2024; Miguel Alves-03/05/2024.
A programação do evento engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas (ética e educação para as relações étnico-raciais; meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo; ciência, tecnologia e inovação; multiculturalismo, diversidade cultural; orientação sexual; meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo; cidadania e educação em direitos humanos), desenvolvidas ao longo do período letivo 2023.2 nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.
Confira o vídeo e mais fotos do evento:
Apresentação de cursistas de Educação Física
Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia) e cursistas após apresentações
Coordenação e cursistas de Letras-Libras acompanham apresentações dos trabalhos
Apresentação de Letras Português
Apresentação de Pedagogia