Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polo de Miguel Alves realiza eventos de extensão dos cursos de Educação Física, Geografia e Pedagogia

Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 10h09

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.55.36 1

Turma de Educação Física durante evento de ACE

O Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves realizou na sexta-feira (22), o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão dos cursos de Educação Física, Geografia e Pedagogia.

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.54.51 3

Oficina realizada pelos cursistas de Geografia

O tema abordado foi Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo. Os cursistas de Educação Física e Geografia realizaram oficinas didáticas em escolas da educação básica e os cursistas de Pedagogia apresentaram os resultados do projeto Horta na Escola.

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.54.51 1

Projeto Horta na Escola da turma de Pedagogia

A professora Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia, explicou que a III Mostra tratou de forma lúdica, através de oficinas didáticas ministradas pelos professores cursistas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de uma escola na zona rural Miguel Alves, questões relacionadas ao meio ambiente e à educação ambiental. “Contribuindo, assim, para a ampliação dos conhecimentos dos estudantes da escola básica acerca do estudo do meio ambiente com uso das geotecnologias e de outros recursos didáticos, visando a ampliação do debate nas aulas de Geografia, sobre a Educação Ambiental, o respeito ao meio ambiente e a necessidade de conservação dos recursos naturais, visando minimizar a degradação ambiental em Miguel Alves”.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 15.40.32

Profa. Bartira Viana e cursistas de Geografia de Miguel Alves

Segundo o cursista de Pedagogia, João Alves, a exposição dos resultados do projeto desenvolvido na ACE: Horta na Escola, sob orientação do Prof. Ewerton Gomes, mostrou o impacto positivo na conscientização dos alunos em relação à importância da preservação do meio ambiente e a prática de hábitos sustentáveis no dia a dia. “Além disso, foi possível observar o envolvimento da comunidade escolar e o interesse dos alunos em aprender sobre o cultivo de alimentos de forma orgânica e sustentável. A visita às hortas das escolas Maria do Carmo Rebelo do Rêgo e José Benedito proporcionou uma experiência enriquecedora e inspiradora, evidenciando a importância das iniciativas de educação ambiental no ambiente escolar”.

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.54.02 1

Turma de Pedagogia de Miguel Alves

Para a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo, a atividade foi de fundamental importância, “pois os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática como a horta escolar pode contribuir para a promoção de uma alimentação saudável, além de estimular o cuidado com o meio ambiente. Esse tema precisa ser discutido nas nossas escolas para que possamos formar uma base consciente e que possa contribuir ativamente com essa causa que interfere na vida de todos nós”, destacou.

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.54.02

Professoras Ana Campelo e Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia) durante visita à escola com horta implantada pelos cursistas

De acordo com a Profa. Luciane Batista, que ministrou a disciplina de ACE na turma de Educação Física, o tema possui um leque muito grande e é importantíssimo para o mundo como um todo. “Os alunos escolheram temáticas para desenvolver em oficinas nas escolas da educação básica, como água e o impacto da crise hídrica em Miguel Alves, lixo e consumo, alimentação saudável e atividade física no espaço escolar, as consequências de uma má alimentação, dentre outras. Além disso, outro ponto muito interessante foi a confecção de jogos com materiais alternativos e recicláveis. Todos estão de parabéns pelo desempenho na realização dos projetos”, relatou.

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.55.36

Profa. Luciane Batista e cursistas de Educação Física com material produzido por eles

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, reiterou que o processo formativo do Programa é pautado no ensino, pesquisa e extensão e que a disciplina promove discussões necessárias no ambiente escolar. "Essa é uma disciplina, que como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e, por isso, precisa ser estendida para além dos muros da Universidade e chegar à comunidade, abordando temáticas necessárias e que precisam ser discutidas nas escolas. Esse é o papel social da Universidade”.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 04 02 at 09.53.47

Oficina da turma de Geografia

WhatsApp Image 2024 04 02 at 09.54.17

Oficina da turma de Geografia

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.54.51 6

WhatsApp Image 2024 03 26 at 16.54.51 2

Oficina de Geografia com alunos da educação básica

WhatsApp Image 2024 04 02 at 09.52.54

WhatsApp Image 2024 04 02 at 09.52.12