Os cursistas de Geografia realizaram no sábado (09), uma aula de campo no Centro da cidade de Castelo do Piauí, no âmbito da disciplina de Teoria e Método de Geografia, ministrada pelo Prof. Antonio Magalhães de Sousa.
Cursistas durante atividade no centro da cidade
Segundo o professor da disciplina, de posse de um questionário, os cursistas foram incentivados a visitar alguns estabelecimentos comerciais e a entrevistar clientes e colaboradores a respeito do tema: A importância da participação da mulher na economia desta cidade. “A mulher exerce um papel fundamental na economia do município de Castelo do Piauí, notadamente na atividade varejista, nos vários ramos do comércio. Pensando nisso, elaboramos a atividade e cada aluno fez a aplicação de 3 questionários. Num total de 30, eles vivenciaram a prática da coleta de dados para a produção de texto com o auxílio de bibliografia que trata do tema”, explicou Antonio Magalhães.
Foram realizados questinários com a população
Para a cursista Bruna Luciana da Silva a atividade foi de extrema importância para todos. “Observamos essa visão da mulher e seu impacto na economia da cidade de Castelo do Piauí. Sabemos que as mulheres são excelentes administradoras e ajudam todos os membros das suas famílias, portanto, uma mulher trabalhando impacta e ajuda toda a família e, consequentemente, o crescimento da cidade também”, avaliou.
Pesquisa teve como tema participação da mulher na economia da cidade
A professora Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia, destacou que a atividade “proporcionou aos cursistas um maior conhecimento acerca dos aspectos econômicos e sociais, destacando a participação da mulher nas atividades varejistas da cidade. Assim, a importância dessa atividade de campo decorreu da realização de um trabalho prático que contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem sobre a economia, assim como para a compreensão da dinâmica econômica do contexto em que os professores cursistas estão inseridos”.
Cursistas visitaram vários estabelecimentos
A Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, parabenizou o Prof. Antonio Magalhães e os acadêmicos pela iniciativa. “Os alunos puderam comprovar na prática que temos um índice significativo de mulheres que atuam nos comércios como funcionárias e temos grandes empresárias nessa área comercial que lideram com muito sucesso as suas empresas também. Foi uma pesquisa muito interessante, que elevou a autoestima e o reconhecimento das mulheres entrevistadas, visto que, estamos no mês em alusão ao dia internacional da mulher”.
Grupos entrevistaram clientes e colaboradores
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou a importância dos alunos vivenciarem na prática aquilo que é visto na teoria. “A proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista, oportunizando sua participação ativa no processo de organização da atividade pedagógica, bem como a aprendizagem dos conteúdos básicos da área em que atua, considerando a necessidade de planejar e efetivar seu trabalho didático-pedagógico na escola básica”.