Turmas de Educação Física de Floriano e Luzilândia
Na última sexta-feira (23), os cursistas de Educação Física, dos Polos do PARFOR/UFPI de Floriano e Luzilândia, participaram de aula de campo no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Anatomia do Sistema Locomotor, ministrada pelas professoras Yulla Klinger e Fátima Regina Nunes.
Aula complementou conteúdos vistos na teoria
Segundo a Profa. Yulla Klinger, docente da disciplina na turma de Floriano, a aula se fez muito importante para o processo de formação dos cursistas. “Eles puderam aprender mais sobre a anatomia humana através do contato com peças sintéticas e muitas peças naturais do corpo humano. Além de muitos conhecimentos que foram repassados hoje, ainda foi possível promover uma interação entre as duas turmas”, destacou.
Profa. Yulla Klinger e cursista durante aula
A Profa. Fátima Regina reiterou que a Anatomia é uma disciplina que necessita das aulas práticas em peças naturais e sintéticas. “Realizamos aula no Laboratório de Anatomia com ossos, articulações e músculos do corpo humano, consolidando o conhecimento do sistema locomotor, que é essencial para a prática profissional dos futuros educadores físicos".
Profa. Fátima Regina explica conteúdo para cursistas
Para o cursista Carlos Eduardo, do Polo de Floriano, o encontro proporcionou uma experiência ímpar na vida acadêmica de todos. “A maioria teve a oportunidade de estudar in loco o corpo humano real e a experiência consistiu em uma vivência extraordinária, um conhecimento maravilhoso e "perturbador", que nos permitiu um aprendizado imensurável”, avaliou.
O discente Gelson da Silva, do Polo de Luzilândia, compartilha do mesmo sentimento. “Foi uma aula muita rica em informação. A metodologia usada pelas professoras nos proporcionou um melhor entendimento e facilitou a absorção do conteúdo da disciplina. Aprendi muito com a atividade e fico muito grato com a oportunidade de vivenciar essa experiência, pois o contato com o objeto de estudo faz uma grande diferença na nossa formação”.
Gelson da Silva com peças do Laboratório
As Coordenadoras dos Polos de Floriano e Luzilândia, professoras Delcimar Azevedo e Isabela Barros, acompanharam os cursistas durante a visita. “Uma aula prática facilita muito o aprendizado, na medida em que torna o conhecimento teórico uma realidade mais próxima do aluno. É o momento de assimilar melhor as informações já adquiridas. Este momento é uma experiência única para os cursistas com a oportunidade de conhecer, vivenciar e aprimorar a aprendizagem através de peças reais da anatomia do sistema locomotor. Outro fator importante foi a interação e trocas de experiências com os cursistas de Luzilândia”, ressaltou a Profa. Delcimar Azevedo.
Professoras Fátima Regina, Yulla Klinger, Isabela Barros e Delcimar Azevedo
A Profa. Isabela Barros frisou que “a visita técnica ao Laboratório de Anatomia chama a atenção pela riqueza de aprendizado e pela experiência adquirida pelos cursistas, sendo um excelente instrumento de motivação para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam na teoria. Os conhecimentos aprendidos durante a visita irão proporcionar uma visão ampla do conteúdo estudado, trazendo novos conhecimentos e ensinamentos para a vida acadêmica e profissional”.
Cursistas paramentados para aula prática
De acordo com o Coordenador do curso, Prof. João Claudino, a formação em Educação Física é complexa e exige uma infraestrutura robusta da Instituição. “Felizmente o aluno do PARFOR/UFPI conta com essa infraestrutura para sua formação e aulas práticas como essa representam o comprometimento que o Programa tem com o nível de formação dos cursistas”.
Aula complementou conteúdos vistos na teoria
A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou que o Programa apoia atividades como essa, destacando que “deve haver sempre um planejamento cuidadoso, com o intuito de assegurar a unidade entre teoria e prática, dimensões que devem ser articuladas no processo de aprender e ensinar, de modo a oportunizar a aproximação do ambiente acadêmico com as práticas realizadas nos espaços escolares”.