Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Profissionais do HU-UFPI oferecem orientações para público aproveitar o carnaval

Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 12h12

WhatsApp_Image_2024-02-07_at_15.10.00.jpeg

Cuidados com alimentação e prática de exercícios físicos são fundamentais para manter a imunidade e evitar sustos durante a festa

Com a proximidade do carnaval, muitos foliões já começam a se preparar para a maratona de festas e alegria. No entanto, é importante lembrar que a folia não deve comprometer a saúde. Pensando nisso, buscamos a expertise de profissionais de saúde que atuam nos hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, entre eles o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), e reunimos aqui uma série de orientações essenciais para que o folião aproveite o período com responsabilidade e, assim, garanta que a festa seja ainda melhor.

Imunidade: descanso, hidratação e alimentação

Para a nutricionista do HU-UFPI/Ebserh, Ana Lina Sales, devido ao aumento do consumo das bebidas alcóolicas e dos alimentos calóricos neste período de carnaval, alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados. “É importante que o folião não descuide da hidratação ingerindo muita água, chá, água de coco, sucos naturais e bebidas isotônicas. Além disso, é recomendado que os foliões evitem alimentos gordurosos e deem preferência a alimentos mais naturais, de fácil absorção, como carboidratos que a gente pode encontrar em frutas e em alguns cereais, como arroz, pães e biscoitos que podem ser utilizados em sua forma integral”, orienta.

Alguns cuidados necessários para se ter uma boa imunidade

De acordo com o médico cardiologista e gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI/Ebserh, Carlos Eduardo Lima, são muitos os fatores que ajudam a manter o sistema imunológico em atividade de forma a proteger o indivíduo. “É muito importante estar em dia com a sua saúde, com avaliação médica satisfatória, ter uma boa alimentação, praticar hábitos saudáveis, como exercício físico diário. Isso faz com que você esteja com sua imunidade preparada para enfrentar algumas adversidades das aglomerações durante os eventos de carnaval”, diz.

Exposição: aglomeração e prevenção

No carnaval, há grande exposição e movimentação de pessoas de um lugar para outro, principalmente nos grandes centros, como Recife, Salvador e Rio de Janeiro, proliferando vírus e bactérias. Sobre as aglomerações, o cardiologista orienta ter uma atenção especial em ambientes que são muito fechados, porque facilita a propagação, principalmente, de doenças virais. “Se você percebe que alguém está com sintomas clínicos muito evidentes, principalmente sugestivos de crises de infecções virais, você deve ficar afastado dessa pessoa”, recomenda.

Como forma de prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis, o médico orienta ter uma ação responsável, procurando não ter relacionamento com múltiplos parceiros, mas, caso o faça, optar pela relação sexual protegida com o uso de camisinhas. “A gente já sabe que isso pode evitar as infecções sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada também”, adverte.

Recomendações para pessoas que têm algum tipo de enfermidade

Segundo o cardiologista, as pessoas que estão sintomáticas e com possibilidade de transmissão, o ideal é que fiquem recolhidas em domicílio. Para aqueles com problemas cardiovasculares, por exemplo, que queiram participar dos eventos de carnaval, o médico orienta ir a locais de fácil acesso, ficando próximos a unidades de saúde. “Estar perto daquele profissional ou ambiente de saúde, em local de fácil acesso, pode ser uma alternativa para, na ocorrência de algum evento mais grave, ter a possibilidade de aumentar a chance de recuperação da saúde da pessoa que está passando pela intercorrência”, esclarece.

CONFIRA OUTRAS DICAS

Não esqueça de se hidratar

A hidratação é fundamental em meio às altas temperaturas do verão brasileiro, e torna-se crucial durante o Carnaval. Leve sempre consigo uma garrafa de água e evite a desidratação, pois ela pode causar tonturas, dores de cabeça e mal-estar.

Evite exposição ao sol e use protetor solar

Não esqueça de aplicar o protetor solar antes de sair para a folia. A exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras e danos à pele. Escolha um protetor adequado ao seu tipo de pele e reaplique ao longo do dia.

Roupas Leves e confortáveis

Escolha usar roupas leves, frescas e confortáveis. Além de garantir maior mobilidade para dançar, roupas adequadas ajudam a evitar problemas como assaduras e irritações na pele.

De olho na alimentação

Mantenha uma alimentação balanceada e equilibrada. Não pule refeições e inclua alimentos leves, frutas e vegetais em sua dieta. Isso proporcionará a energia necessária para aproveitar os dias de festa.

Beba com moderação

Evite o excesso de álcool. Evite exageros, intercale a ingestão de bebidas alcoólicas com água e, se possível, não misture diferentes tipos de bebidas.

Repouso

Não subestime a importância do descanso. Procure dormir o suficiente para recuperar as energias e fortalecer o sistema imunológico.

Proteção

Lembre-se de praticar sexo seguro. Use preservativos e esteja consciente sobre a importância da prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Primeiros socorros

Esteja preparado para pequenos imprevistos. Carregue consigo um kit básico de primeiros socorros com itens como curativos, analgésicos e repelente contra insetos.

*Com informações HU-UFPI.