Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Geografia do Polo de Miguel Alves participam de visita técnica ao Campus da UFPI, em Teresina

Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 16h11

WhatsApp Image 2024 02 07 at 10.50.08 2

Na última sexta-feira, dia 02 de fevereiro, os alunos de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, participaram de uma visita técnica ao Campus Ministro Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Sistema de Informação Geográfica, ministrada pelo Prof. Suedio Alves Meira.

WhatsApp Image 2024 02 07 at 10.50.08 3

Aula realizada em laboratório da UFPI

A visita teve como objetivo a realização da componente prática da disciplina por meio de atividades no Laboratório de Cartografia Escolar e Geotecnologias (GEOTEC) no Curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Letras. Os discentes foram capacitados a utilizar o software livre QGis, uma das principais ferramentas disponível no contexto dos Sistemas de Informações Geográficas, como instrumento para a melhoria do ensino e aprendizagem de Geografia.

WhatsApp Image 2024 02 07 at 10.50.08 4

Aula realizada em laboratório da UFPI

“Para além das atividades práticas supracitadas, os alunos puderam visitar o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP), o que trouxe um novo olhar sobre a história natural e cultural do estado do Piauí, demonstrando a riqueza presente no nosso estado. Por fim, foi realizada a apresentação do Laboratório de Solos e Sedimentos (PEDONPI), também do Curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Letras, para que os discentes pudessem aprofundassem os seus conhecimentos em pedologia, um importante fator para a compreensão do espaço geográfico”, destacou o Prof. Suedio Meira.

WhatsApp Image 2024 02 07 at 10.50.08 5

Visita ao Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP)

Falando em nome da turma, o cursista Gilson Nunes relatou que que a aula foi uma experiência de muito aprendizado para todos. “Foi um momento que nos proporcionou um rico conhecimento, pois tivemos contato com diferentes recursos, recebemos explicações sobre o manuseio dos softwares QGis e Ipea, no Museu de Arqueologia e Paleontologia tivemos uma palestra do Prof. Suedio e finalizamos a visita com mais uma palestra, dessa vez de dois alunos do sétimo período do curso de Geografia, no Laboratório de Solos, sobre sedimentos e os diferentes tipos de solos”.

A Profa. Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia, explicou que “as aulas contribuíram para a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos professores cursistas sobre o campo das geotecnologias e do estudo de solos, como também acerca de temáticas relacionadas com a Arqueologia e a  Palenontologia, por meio de práticas docentes inovadores e atrativas, de procedimentos metodológicos passíveis de serem aplicados nos diferentes níveis do ensino básico”.

WhatsApp Image 2024 02 07 at 10.50.08 6

Visita ao Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP)

A Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo, afirmou que aulas de campo como essa são extremamente importantes para a formação dos cursistas e que a coordenação local estará sempre à disposição para contribuir em tudo que for preciso para a realização de atividades que proporcionem a prática de conteúdos vistos em sala de aula.

WhatsApp Image 2024 02 07 at 10.50.08 7

Turma reunida com professores do curso durante visita

Ressaltando a importância do alinhamento entre teoria e prática, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, frisou que "a proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista. Por isso, nós apoiamos atividades que propiciem isso aos nossos cursistas”.