Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Projeto de incentivo à leitura "PARFOR Indica": curso de Educação Física

Projeto de incentivo à leitura "PARFOR Indica": curso de Educação Física

Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 11h17

WhatsApp Image 2024 01 29 at 11.56.24

O “PARFOR INDICA” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

E hoje, nós trazemos indicações de leitura das cursistas de Educação Física: Sandra Lima, Carla Carvalho e Letícia Fagundes, dos Polos de Batalha, Floriano e Miguel Alves, respectivamente. Confira e boa leitura!

Polo de Batalha

WhatsApp Image 2024 01 30 at 10.46.42

A indicação da cursista Sandra Lima é o trabalho desenvolvido e apresentado por ela e seus colegas de curso no XV Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). Os autores do trabalho intitulado “Resgate de jogos e brincadeiras tradicionais: relato de experiência sob o prisma de uma vivência educativa no quilombo” são: Alessandro Porto, Almir Sobrinho, André Luiz da Silva, Evandeclésia de Araújo, Larissa  Cruz, Sandra Maria da Silva e Josué Tadeu Dias. O objetivo foi relatar a experiência de uma aula de campo desenvolvida com o projeto “Virando o jogo: resgatando as brincadeiras tradicionais no quilombo”. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, realizado com 22 crianças com faixa etária entre 5 e 12 anos de uma comunidade remanescente de quilombo na cidade de Batalha - Piauí. A atividade ocorreu em dois momentos. O primeiro consistiu em uma roda de conversa sobre os aspectos históricos dos quilombos e sua relação com os jogos e brincadeiras tradicionais. O segundo momento referiu-se a construção do projeto, visita campo e intervenção. A turma dividiu-se em 4 grupos sendo: 1-Pega o rabo/ Bilboquê; 2- Prende/Solta e Pula corda; 3-Dança das cadeiras/ Corrida do limão na colher; 4- Corrida de saco e Corrida de Cavalo de pau. Os dados foram coletados e estruturados a partir dos relatos de conteúdo dos diários de campo. Desse modo, a atividade desenvolvida mostrou-se uma experiência importante, possibilitando a práxis e a reflexão dos assuntos abordados em sala, aproximando o fazer do profissional na Educação Física, não somente do ponto de vista recreativo, mas também no contexto histórico, social e cultural. Confira o trabalho completo aqui.

Polo de Floriano

WhatsApp Image 2024 01 29 at 11.56.24 1

“Ensaios sobre o corpo observado” foi o livro indicado pela cursista Carla Carvalho. Ela relata que o livro foi um presente muito especial que recebeu da Profa. Regina Célia Vilanova Campelo, que ministrou a disciplina de Introdução às Ginásticas e que, juntamente com Fábio Soares da Costa e Edvaldo Cesar da Silva Oliveira, é uma das organizadoras do livro. Lançado pela Editora UEMA, é uma coletânea que reflete sobre o corpo, suas contradições e possibilidades em diferentes perspectivas. É um livro que reúne ensaios e reflexões sobre as multifacetadas formas como o corpo tem sido observado nesta contemporaneidade. Os debates, proposições e abordagens que os diferentes textos ofertam aos nossos sentidos colocam esta obra em um lugar de ruptura com a observação estática, linear, ortodoxa e formal com que o corpo humano tem sido “visto” desde a modernidade aos nossos dias. É um livro de amizades, construído por muitos olhares. Pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, professores da Educação Básica e estudantes dos corpos reuniram-se em um coletivo de estudos e pesquisa nominado OBCORPO – Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento, para estudar, discutir, investigar e, sobretudo, observar o corpo. Este é um produto acadêmico destes esforços que se iniciaram na UFPI e edificaram rizomas por outras instituições de ensino superior, do Piauí e Maranhão. O livro “Ensaios sobre o corpo observado” debruça-se sobre o corpo infantil, o corpo negro, o corpo atlético, o corpo na escola, o corpo na mídia, o corpo midiatizado nas redes sociais, o corpo na dança e nos instiga a pensar sobre as suas formas de aprisionamento. Confira o livro completo aqui.

Polo de Miguel Alves

WhatsApp Image 2024 01 29 at 11.56.24 2

A cursista Letícia Fagundes indicou o livro “Amor Próprio". Fruto de mais de uma década de trabalho ajudando as pessoas, de missionária a coach, Marinalva Collegario traz nesse livro poderosas lições sobre sobre identidade, amor próprio, construção de uma vida cheia de significado e a importância de se conectar com o nosso eu interior. Baseado no princípio de que o mundo te trata como você se trata e se vê, o livro oferece dicas sobre como construir uma vida mais significativa. Organizado em 14 capítulos, o livro tem o propósito de ajudar o leitor a descobrir quais são as suas verdadeiras virtudes, qual a sua real e verdadeira identidade. Disponível em formato físico e digital.