Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Educação Física de Luzilândia realizam Trilha Ambiental em lagoas e lixão da cidade

Instagram - Parfor

Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 14h26

Os cursistas de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Luzilândia, realizaram a Trilha Ambiental - Rastros da Humanidade: Desafios Ambientais e Conscientização Sustentável, desenvolvida na disciplina de Higiene, Saúde e Meio Ambiente, ministrada pela Prof. Aryanne Alves.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 10.43.01

Visita e apreciação de locais com sustentabilidade e baixo sinal de poluição e imapctos ambientais

As atividades aconteceram nos dias 25 e 26 de janeiro. A programação contou com visitas técnicas de observação à beira da Lagoa do Igarapé, no Lixão da cidade e finalizada com uma trilha ambiental às margens da Lagoa do Cajueiro.

Segundo a Profa. Aryanne Alves, a disciplina propõe reflexões e debates sobre os principais pontos pertinentes ao tema, relacionando a temática com as interfaces da Educação Física. “A atividade teve o intuito de promover vivências e uma conscientização sustentável. Foi proposto um comparativo entre ambientes sustentáveis e não-sustentáveis considerando diversos aspectos, tais como qualidade do ar, recursos naturais, saúde humana e biodiversidade.  Na oportunidade, foram linkados os 3 pontos (Higiene, Saúde e Meio Ambiente), oferecendo oportunidades para atividade física moderada, promovendo o bem-estar físico e mental através do contato com a natureza. Além disso, as teorias aprendidas em sala de aula ganham significado ao serem colocadas em situações reais”, explicou.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 10.42.36

Visita a locais com baixa sustentabilidade e alta concentração de poluição e impactos ambientais

A cursista Ana Cristina agradeceu pela experiência, destacando o quanto a temática Higiene, Saúde e Meio Ambiente está presente no dia a dia. “Gostaria de agradecer a professora Aryanne Alves por ter nos mostrado o quanto é importante a gente observar todos os acontecimentos em nossa volta e o quanto devemos cuidar do nosso bem maior, que é o nosso meio ambiente, que hoje encontra-se deteriorando por conta do lixo e da falta de cuidados da população. Os seus ensinamentos nos mostraram que é possível construirmos um mundo melhor”.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 10.42.36 1

Visita técnica de observação à beira da lagoa

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Gustavo Claudino, ressaltou que "o entendimento do conceito e, principalmente, a aplicação da sustentabilidade é fundamental atualmente em todos os setores e por isso ações como essa reforçam o perfil e agregam bastante no processo de formação dos nossos alunos e alunas".

Para a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, a trilha ambiental foi de grande valia para o processo formativo dos cursistas. "Eles tiveram contato com o ambiente natural preservado e aqueles que precisam de mais atenção e preservação. E a prática faz com que o aluno se sensibilize para a manutenção do equilíbrio ecológico”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 10.42.36 2

Cursistas reunidos debatendo temáticas vistas durante atividades

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância de atividades dessa natureza. “A preservação do meio ambiente é uma temática emergencial e a proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista”.