Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Visita técnica dos cursistas de Educação Física, do Polo de Floriano, à Associação Atlética Corisabbá

Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 14h26

WhatsApp Image 2024 01 17 at 11.53.01

Cursistas de Educação Física durante visita técnica ao Corisabbá

Acompanhados do professor da disciplina de Introdução ao Esporte Coletivo I (Futebol/Futsal), Anderson Oliveira, os cursistas de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano, participaram nessa terça-feira (16), de uma visita técnica à Associação Atlética Corisabbá, clube de futebol profissional da cidade.

Recebidos pelo preparador físico da equipe, Magnoel Gomes, que explicou a rotina de treinamentos dos jogadores, desde a pré-temporada aos dias atuais, e o que seria realizado na sessão de treinamento, os cursistas puderam acompanhar por completo o treino dos atletas.

WhatsApp Image 2024 01 18 at 16.19.35

Visita técnica da turma de Educação Física ao Corisabbá

Segundo o Prof. Anderson Oliveira, a importância da vivência prática para os estudantes de Educação Física é indiscutível. “A teoria adquirida em sala de aula ganha vida e significado quando aplicada em situações reais. A observação e participação no treinamento permitiram que os alunos pudessem ver na prática os conceitos e técnicas discutidos em sala, ampliando assim seu repertório de conhecimento. Além disso, é uma oportunidade de observarem e aprenderem com profissionais de alto nível, entendendo como as estratégias de treinamento são aplicadas no contexto profissional, bem como a importância da disciplina, organização e comprometimento necessários para alcançar o sucesso no esporte”.

Para a Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, o impacto dessa experiência no aprendizado e na motivação dos alunos foi notável. “A vivência prática em um ambiente esportivo profissional reforça o compromisso do curso superior de Educação Física em preparar seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Muitos expressaram entusiasmo e admiração pela dedicação dos atletas, treinadores e, principalmente, pela preparação física dos atletas. A vivência despertou neles um senso renovado de propósito e inspiração para sua futura carreira na Educação Física”, destaca.

WhatsApp Image 2024 01 17 at 11.54.25

Durante treino dos jogadores

Mickael Costa, cursista de Educação Física, avalia que a experiência deixou uma marca significativa, contribuindo para a sua formação acadêmica e profissional. “Essa experiência nos fez chegar mais perto da realidade diante dos assuntos explorados no início da semana, enriquecendo ainda mais o conhecimento adquirido nesse período e aumentando em muitos ou despertando em alguns, a paixão pelo nosso futebol”.

O Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. João Claudino, enfatiza que atividades como essa são muito valiosas para o processo formativo dos cursistas. “Eles têm a oportunidade de terem um time profissional que disputa campeonatos dentro da cidade e é de suma importância que eles tenham esse contato. O feedback deles foi muito positivo. Parabéns à coordenação, ao professor e aos cursistas pela iniciativa”, afirma.

WhatsApp Image 2024 01 17 at 11.53.45

Cursistas de Educação Física durante visita

Ressaltando a importância do alinhamento entre teoria e prática, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, também parabenizou a todos pela iniciativa. “A proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista. Por isso, nós apoiamos atividades que propiciem isso aos nossos cursistas”.