Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Educação Física, do Polo de Batalha, participam de aula de campo no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 15h18

No último sábado, dia 13 de janeiro, a turma de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, participou de uma aula de campo no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, promovida na disciplina Atividades Curriculares de Extensão 3 - Meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo, ministrada pelo Prof. Nailton Araújo.

WhatsApp Image 2024 01 16 at 11.31.43

Aula de campo no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu

A atividade teve como objetivo a realização de ações socioambientais no Parque Ecológico, com coleta de coleta de resíduos sólidos, caminhada ecológica, percepção ambiental, mapeamento da área para a prática de atividades físicas na natureza e conscientização da preservação do meio ambiente. “Visamos a integração do campo de atuação da Educação Física à dimensão do debate teórico e ações práticas de educação ambiental e meio ambiente. O PARFOR/UFPI apoia ações dessa natureza, que se propõem a intervir na realidade e que resultem em transformações positivas no campo de atuação dos estudantes/professores”, explicou o Prof. Nailton Araújo.

A ação contou com a articulação do Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, e o apoio da Prefeitura Municipal de Batalha. "Atividades como essa são de suma importância. Acredito que a partir de agora nossos cursistas estarão ainda mais preparados para trazerem seus alunos até o Parque, repassando os ensinamentos adquiridos e contribuindo ativamente no processo de conscientização de preservação do meio ambiente”, frisou o Prof. Milton Pereira.

WhatsApp Image 2024 01 16 at 11.31.43 1

Cursistas recolheram lixo que estava no local

Segundo a cursista Almerinda Sousa, o conhecimento que a atividade proporcionou é fundamental para toda a sociedade. "Encontramos muito lixo jogado no local e percebemos que há um descaso por parte da população em relação à preservação deste espaço tão valioso para os municípios de Batalha e Esperantina. E essa é uma preocupação que deve ser de todos nós. Espero que com esta ação a gente consiga contribuir para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação. Fica, portanto, o nosso apelo”, afirmou.

WhatsApp Image 2024 01 16 at 11.31.43 2

Atividade incentivou preservação do espaço

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Claudino, destacou a forma como os cursistas registraram e divulgaram a atividade. “Além de ser uma temática que precisa ser discutida por todos nós, foi muito interessante a forma como eles reportaram isso para a sociedade, em formato de reportagem, bem dinâmico e claro. E isso é uma das coisas que às vezes a academia falha, que é comunicar para a sociedade aquilo que é feito dentro da universidade. Portanto, eles conseguiram cumprir esse papel de comunicar bem e certamente isso agregou na formação deles e contribuiu para disseminar essa discussão tão necessária”.

WhatsApp Image 2024 01 16 at 11.31.43 4

Ações socioambientais são fundamentais no processo formativo dos cursistas

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância de atividades dessa natureza. “A preservação do meio ambiente é uma temática emergencial e a proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista”.

Confira o vídeo da atividade produzido pelos cursistas de Educação Física Ana Clara Sousa e Washington Silva.