Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polos de Miguel Alves, Luzilândia e Batalha recebem visita das Coordenações Institucional e de Cursos

Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 18h52

WhatsApp Image 2024 01 11 at 20.02.41

Durante visita à turma de Geografia de Miguel Alves

Dando continuidade ao cronograma de visitas aos Polos, as Coordenações Institucional e de Cursos do PARFOR/UFPI estiveram em Miguel Alves e Luzilândia na quarta-feira (10), e nessa quinta-feira (11), em Batalha.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 20.01.53

Visita à turma de História de Miguel Alves

Participaram das visitas a Coordenadora Institucional, Profa. Glória Ferro, e os Coordenadores de Cursos: Prof. João Claudino (Educação Física), Profa. Bartira Viana (Geografia), Prof. Francisco Vilanova (História), Profa. Maraisa Lopes (Letras-Libras), Prof. João Benvindo (Letras Português) e Profa. Maria Lemos (Pedagogia).

Por meio das visitas as Coordenações realizam o acompanhamento bem de perto das atividades acadêmicas e fortalecem  as parcerias entre o Programa e os municípios, discutindo  melhorias na logística para a execução dos cursos.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.54.23

Reunião na Prefeitura de Luzilândia para tratar sobre parceria e demandas

Em nome da Administração Superior da UFPI, a Profa. Glória Ferro agradeceu a todos os parceiros do Programa nos municípios e reiterou a importância desse acompanhamento e contato direto. “O propósito maior do PARFOR/UFPI é a qualidade da formação dos professores cursistas, que reverberá na atuação deles em sala de aula, e resultará na elevação dnível da educação dos municípios e do estado como um todo”.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.30.16 6

Encontro com os alunos de Educação Física do Polo de Batalha

Coordenador do Polo de Batalha, que possui cinco turmas do Programa, o Prof. Milton Pereira agradeceu pela visita, destacando que “esse apoio e contato entre as Coordenações são fundamentais, pois contribuem para a realização do nosso trabalho, sanando as dúvidas dos alunos, acolhendo as suas demandas, repassando orientações e aumentando a nossa credibilidade”.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.30.16 5

Coordenadores com Prefeito e Secretário de Educação de Batalha

Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, “essa etapa de visitas às turmas é fundamental para estreitar o contato com alunos e professores, para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem mais de perto, além de ser basilar para que  os alunos percebam que a Universidade Federal do Piauí, de fato, vai até os municípios com toda a sua estrutura”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.57.18

Coordenação com a turma de Letras-Libras de Miguel Alves

Para a cursista de Pedagogia do Polo de Luzilândia, Aliceline Rosa, a visita dos Coordenadores é uma motivação a mais para prosseguir no curso. “Esse contato é excelente, pois nos sentimos acolhidos, nossas dúvidas e reivindicações são ouvidas, e eles nos apontam as melhores soluções. Esse apoio que recebemos ajuda muito e nos inspira a continuar”, relatou.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.43.21

Durante visita à turma de Pedagogia de Luzilândia

Durante as visitas, foram realizadas reuniões com o Prefeito e a Secretária de Educação de Miguel Alves, Veim da Fetraf e Rosinete Oliveira; com a Prefeita de Luzilândia, Fernanda Marques, e a Coordenadora de Educação Infantil, Heliana Sousa, representando a Secretária de Educação Laiana Fenelon; e com o Prefeito e o Secretário de Educação de Batalha, José Luíz e Luís Segundo. Todos destacaram o sucesso dessa parceria, frisando que ela permanecerá firme em 2024.

Dentre as medidas adotadas pela Prefeitura de Miguel Alves em relação ao Programa, está a disponibilização de uma casa para acolher os professores formadores que moram em outros municípios. “A importância do PARFOR é inquestionável, considerando que o desenvolvimento de qualquer povo se faz com conhecimento, com livros, com preparo dos cidadãos para vencerem na vida, desde o ensino infantil até a universidade. Vamos capacitar nossos professores, e isso vai refletir na sala de aula com nossos estudantes. A UFPI é de grande reconhecimento, achamos importante firmar essa parceria", disse o prefeito Veim da Fetraf.

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.30.16 2

Coordenadores com o Prefeito Veim da Fetraf e Secretária de Educação Rosinete Oliveira

O Polo de Miguel Alves oferta os cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia. Em Luzilândia são realizados os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia. E em Batalha, Educação Física, Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.30.16 3

Coordenadores e Secretária de Educação de Miguel Alves visitam casa disponibilizada para professores formadores

WhatsApp Image 2024 01 11 at 20.06.05

Turma de Letras Português de Luzilândia