Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenação Institucional e de Cursos visitam Polos de Castelo do Piauí, Pedro II e Piripiri para acompanhamento das atividades acadêmicas

Última atualização em Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 08h17

DCDADB9D 3E33 4F2A 92B1 E3D8B64F0147

Turma de Letras Português do Polo de Castelo do Piauí

Entre os dias 8 e 9 de janeiro, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e as Coordenadoras dos cursos de Geografia, Profa. Bartira Viana, Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, e Pedagogia, Profa. Maria Lemos, estiveram nos Polos de Castelo do Piauí, Pedro II e Piripiri, acompanhando as atividades acadêmicas do período letivo 2023.2.

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.07.52

Coordenações com os cursistas de Geografia do Polo de Castelo do Piauí

Durante as visitas, também foram realizadas reuniões com a Prefeita e a Secretária de Educação de Pedro II, Betinha Brandão e Helany Max, e a Secretária de Educação de Piripiri, Tânia Monteiro, fortalecendo a parceria entre o Programa e os municípios.

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.15.02

Helany Max, Betinha Brandão e Profa. Glória Ferro durante encontro na prefeitura de Pedro II

O Polo de Castelo do Piauí possui turmas dos cursos de Geografia, Letras Português e Pedagogia. O Polo de Pedro II oferta os cursos de Letras Português e Pedagogia. E o Polo de Piripiri, o curso de Letras-Libras.

DA5DEDD7 6A73 4DB5 9519 52548F5795C1

Turma de Letras Português do Polo de Pedro II

A Profa. Glória Ferro ressaltou a importância desse contato direto com as coordenações locais, cursistas e gestores municipais. “Todas as nossas ações têm como foco principal o cursista. E esse acompanhamento bem de perto é primordial para que a gente consiga cumprir o nosso compromisso de fazer formação de professores com a máxima qualidade. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer a relação com os parceiros do Programa nos municípios”, disse.

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.08.41

Reunião realizada com a Secretária de Educação de Piripiri

Para a Profa. Chaguinha Monte, Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, é sempre uma satisfação receber a equipe do Programa. “Estamos muito felizes com essa visita, pois ela demonstra o compromisso e o cuidado que a Coordenação do Programa possui com cada turma, fortalecendo a nossa parceria e o nosso trabalho. Iniciamos o período letivo 2023.2 com muito sucesso”.

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.07.24

Professoras Maria Lemos, Bartira Araújo, Maraisa Lopes, Glória Ferro e Chaguinha Monte

Segundo a Profa. Maria Lemos, esse contato, oportunizado pelas visitas aos Polos, tem uma importância ímpar, “pois dessa forma nós conseguimos acompanhar como estão sendo desenvolvidas as atividades e a aprendizagem dos nossos alunos, identificamos melhor quais são as demandas, para que possamos estar redefinindo algumas atividades e tudo isso pensando na qualidade da formação”, explicou a Coordenadora do curso de Pedagogia.

6BC74F29 CB11 44CC 9822 68EAC097DE54

Coordenadoras ouvem cursistas durante visita à turma de Pedagogia de Pedro II

Cursista de Letras-Libras do Polo de Piripiri, Remédios Lima parabenizou o Programa pelo desenvolvimento de um trabalho pautado no diálogo direto com os alunos. “Estou achando muito interessante esse trabalho que a UFPI vem desenvolvendo por meio do PARFOR, pautado no cuidado, no acompanhamento e no apoio. Isso faz toda a diferença para o andamento do curso e para a qualidade da nossa formação”.

18FA125C B636 4DA6 8486 7258128640A9

Turma de Letras-Libras do Polo de Piripiri

Betinha Brandão, prefeita de Pedro II, ressaltou a felicidade pela implantação das turmas do PARFOR no município, destacando que as mudanças na educação já são visíveis. “Não adianta querermos investir na educação das nossas crianças sem investirmos na qualificação dos nossos professores da educação básica. Estamos muito felizes, porque nós já percebemos os resultados desse investimento e por Pedro II ofertar cursos da UFPI através do PARFOR. Podem contar conosco para fortalecermos cada vez mais essa grande parceria”.

C3E68098 22D0 4C95 8D6B BC5E306B375A

Reunião ocorreu na prefeitura de Pedro II

A Secretária de Educação de Piripiri, Tânia Monteiro, reiterou a importância da implantação do curso de Letras-Libras no município, que oportunizará uma educação mais inclusiva. “É a garantia dos nossos profissionais da educação se qualificarem gratuitamente, com os melhores profissionais formadores. Com muita satisfação nós abraçamos essa causa e vamos fortalecer mais vínculos em regime de colaboração para que mais cursos cheguem ao nosso município”.

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.09.17

Reunião realizada na Secretaria de Educação de Piripiri

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.34.39

Turma de Pedagogia de Castelo do Piauí

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.10.25 1

Professoras Bartira Viana, Glória Ferro, Lêda Borges (Coordenadora do Polo de Piripiri), Maria Lemos e Maraisa Lopes

WhatsApp Image 2024 01 09 at 20.48.37

Visita à turma de Pedagogia de Pedro II