Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR/UFPI inicia período letivo 2023.2 nesta quarta-feira (03)

PARFOR/UFPI inicia período letivo 2023.2 nesta quarta-feira (03)

Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 15h56

WhatsApp Image 2024 01 02 at 15.30.04

Terá início nesta quarta-feira, dia 03 de janeiro de 2024, o período intensivo de aulas presenciais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), referente ao período letivo 2023.2.

Atualmente, o PARFOR/UFPI possui 24 turmas, distribuídas em 06 cursos de primeira e segunda Licenciatura (Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia), implantados em 09 (nove) municípios piauienses: Batalha, Castelo do Piauí, Currais, Floriano, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Piripiri e Teresina.

Tabela turmas 2023.2

Dando as boas-vindas aos professores formadores e aos cursistas, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, destaca que o trabalho da equipe está comprometido com a mudança social por meio da formação de professores em serviço com máxima qualidade, ressaltando que as atividades acadêmicas deverão ser, preferencialmente, realizadas na própria escola e com as turmas que estiverem sob responsabilidade do professor-estudante, na área ou disciplina compreendida no escopo do curso de licenciatura, devendo ser orientadas por um projeto de melhoria e atualização do ensino (BRASIL, 2009). "É exatamente por isso que adotamos a Pedagogia da Alternância, dinamismo didático-metodológico de tempos, espaços e saberes, como norte para nossas ações, na medida em que acentuamos a necessidade de que os cursistas voltem ao seu lócus de atuação para a reflexão sobre sua prática. A expectativa é que os professores cursistas possam alternar momentos de reflexão, análise e problematização da prática (Tempo Universidade) com momentos de planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento dos problemas que emergem do contexto escolar passíveis de intervenção pedagógica (Tempo Escola/Comunidade)”, enfatiza Glória Ferro.

Confira os locais de realização das aulas de cada Polo:

Batalha

Curso: Educação Física

Anfiteatro Municipal Milton Vasconcelos Filho, localizado na Rua Rio Jenipapo, s/n, Bairro Formigueiro (ao lado da quadra coberta).

Cursos: Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

Unidade Escolar Hugo Napoleão, localizada na Rua Joaquim Ribeiro Torres, Bairro Formigueiro (próximo à quadra coberta).

Coordenador Local: Prof. Milton Pereira.

Castelo do Piauí

Cursos: Geografia, Letras Português e Pedagogia.

Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Rua Joaquim Távora, n 537, Centro.

Coordenadora Local: Profa. Chaguinha Monte.

Currais

Curso: Geografia.

Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos, localizada na Rua Maria Júlia Rodrigues, Bairro: Praça da Igreja, Centro, s/n.

Coordenador Local: Prof. Cícero Barros.

Floriano

Curso: Educação Física.

Colégio Técnico de Floriano (CTF), localizado na Rodovia BR 343, Km 3,5, s/n, Bairro Meladão.

Coordenadora Local: Profa. Delcimar Azevedo.

Luzilândia

Cursos: Educação Física, Letras Português e Pedagogia.

Unidade Escolar Sete de Setembro, localizada na Rua Prof. Francisco Mendes, s/n, próximo à Secretaria Municipal de Educação.

Coordenadora Local: Profa. Isabela Barros.

Miguel Alves

Cursos: Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde, localizada na Avenida Simplício Mendes, Bairro Santa Cecília.

Coordenadora Local: Profa. Ana Campelo.

Pedro II

Cursos: Letras Português e Pedagogia.

Escola Municipal de Tempo Integral Santa Ângela, localizada na Rua Valdemar Martins, s/n, Bairro Santo Antônio.

Coordenador Local: Prof. Daniel Castro.

Piripiri

Curso: Letras-Libras.

Campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado na Rua dos Matos, s/n, Bairro Germano.

Coordenadora Local: Profa. Lêda Borges.

Teresina

Curso: Letras-Libras.

Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina-PI (Sala 323 H do Mestrado em Letras).

Coordenadora do Curso: Profa. Maraisa Lopes.