Tendo como pauta a Pedagogia da Alternância, o PARFOR/UFPI realizou nessa sexta-feira (15), o Encontro de Formação Docente com os 188 Professores Formadores selecionados para o período letivo 2023.2.
Além de fomentar o debate acerca das potencialidades da Pedagogia da Alternância nos cursos ofertados através do PARFOR/UFPI, enquanto paradigma e matriz teórico-metodológica que se baseia na associação da experiência à prática e na ação cooperativa, o evento teve como objetivo explicar a sistemática de funcionamentos dos cursos do PARFOR na UFPI e planejar as atividades que serão desenvolvidas no período letivo 2023.2.
Mesa de abertura do evento
Ressaltando a relevância de ações como o PARFOR, o Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, destacou que “o PARFOR é um programa que nós temos muito cuidado, exatamente porque nós acreditamos que ele atinge os objetivos da Universidade, de divulgar os conhecimentos novos e os já existentes, e de qualificar os recursos humanos para atuarem nas localidades onde nós não temos condições de ter um Campus da Universidade. Devemos, portanto, reconhecer e valorizar a sua imensa contribuição”.
Reitor falou sobre importância da atuação do PARFOR/UFPI
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, deu as boas-vindas aos professores, pontuando que escolher trabalhar no PARFOR é assumir um compromisso com a mudança social por meio da formação de professores em serviçocommáxima qualidade, pois a proposta formativa do Programa é pautada no planejamento e na interação de elementos que propiciam uma visão geral da formação que se quer oferecer ao cursista, para que docentes e discentes movimentem-se em consonância com os parâmetros da Pedagogia da Alternância, chamando sempre a comunidade para participar desse processo, pois é a partir da realidade local que ele deve ser formulado, tendo como enfoque a formação profissional e a articulação dos conteúdos.
"No PARFOR/UFPI, adotamos a Pedagogia da Alternância como norte para nossas ações, já que trata-se de uma forma de organizaçãodo processo de formação que pensa a relação entre os espaços formativos e a realidade de atuação doscursistas, como possibilidade de formação centrada na partilha e na interação entre todos os sujeitosenvolvidos no processo de ensino- aprendizagem.Esse dinamismo didático-metodológico de tempos, espaços e saberes se adequa à nossa propostana medida em que ressaltamos a necessidade de que os cursistas voltem ao seu lócus de atuação paraa reflexão sobre sua prática”, destacou.
Profa. Glória Ferro e Prof. Willian Matsumura, da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais/PREG
A programação teve início no Auditório Afonso Sena (CCN), com a apresentação musical do pianista Rodrigo Melo e do violinista Stayllon Sales, sob a coordenação do Prof. Ednardo Monti, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI. Dando continuidade, foi realizada a mesa-redonda “Pedagogia da Alternância: especificidades didático-metodológicas e possibilidades de ação nos cursos do PARFOR/UFPI (Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia)”, que teve como debatedores:oProf. Dr. Luiz Jesus Santos Bonfim (UFPI/CCE/LEDOC) e aProfa. Dra. KeyllaRejane Almeida Melo (UFPI/CCE/ LEDOC), sob amediação do Prof. Dr. Ariosto Moura da Silva (UFPI/CCE/LEDOC).
Apresentação musical do pianista Rodrigo Melo e do violinista Stayllon Sales
“O PARFOR trabalha com formação de professores em serviço e para isso ele precisa utilizar uma mediação pedagógica que respeite essa realidade. A formação em alternância é, sem sombra de dúvidas, a mais adequada. Portanto, o PARFOR/UFPI consegue apresentar uma mediação pedagógica inovadora e revolucionária, capaz de potencializar a prática docente e aproximar mais a comunidade acadêmica, discentes e a população de um modo geral, na realização de curso superior com qualidade e, sobretudo, transformador”, explicou o Prof. Ariosto Moura, que atuará como professor formador no curso de Geografia, Polo de Castelo do Piauí.
Mesa-redonda "Pedagogia da Alternância: especificidades didático-metodológicas e possibilidades de ação nos cursos do PARFOR/UFPI"
Reiterando a importância do tema que pautou o Encontro, o Prof. Ednardo do Monti, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, afirmou que “discutir a Pedagogia da Alternância, algo que é novo para alguns, é de extrema necessidade, pois nos sensibiliza para diferentes realidades e nos motiva para uma formação mais democrática e que amplia o raio de atuação da Universidade na formação de professores”, disse.
Professores Ariosto Moura, Glória Ferro, Keylla Rejane, Luiz Bonfim e Ednardo do Monti
No turno da tarde, ainda no Auditório Afonso Sena, teve início a Reunião de Formação Pedagógica, abordando tópicos como as especificidades e regulamentação do PARFOR (Portaria CAPES nº 220/2021); orientações gerais sobre a sistemática de funcionamentos dos cursos do PARFOR na UFPI; Atividades Curriculares de Extensão (ACE) no PARFOR/UFPI e Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI: espaço de materialização da aprendizagem interdisciplinar.
Reunião de Formação Pedagógica entre Coordenadores e Professores Formadores
Logo após, ocorreu a Reunião de Formação Pedagógica de cada curso separadamente, momento reservado para o planejamento das atividades que serão desenvolvidas no período letivo 2023.2: Plano de Ensino / Cronograma de Atividades de Disciplina; Caderno de Apoio Pedagógico; Cronograma de Desenvolvimento de Disciplina; Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/UFPI (ACE) e Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR).
Reunião com os Professores Formadores do curso de Pedagogia
Segundo a Profa. Isabela Barros, Coordenadora do Polo de Luzilândia, que atualmente oferta os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia, o encontro formativo de professores representa um momento fundamental para o trabalho que é desenvolvido em cada Polo. “Os professores iniciam o semestre muito bem preparados, cientes das especificidades do Programa e de como devem trabalhar com os professores da educação básica, que são o nosso foco”.
Profa. Glória Ferro e Coordenadores de Polos (Lêda Borges, Daniel Castro, Chaguinha Monte, Isabela Barros, Delcimar Azevedo, Ana Campelo e Milton Pereira)
Para o Prof. Francisco Vilanova, Coordenador do curso de História, o evento representa um grande diferencial para o pleno funcionamento do Programa. “Este encontro coletivo é muito aguardado por todos nós, pois são tratadas as diretrizes e o modo de funcionamento do Programa, dando a oportunidade para os professores selecionados, principalmente os ingressantes, conhecerem a sua dinâmica e a equipe institucional, e planejarmos as ações do período que irá iniciar”, avaliou.
Reunião com os Professores Formadores do curso de História
Confira a programação, o vídeo e mais fotos do evento:
Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, com os Professores Formadores selecionados
Reunião de Formação Pedagógica
Evento reuniu professores selecionados em todos os cursos do Programa