Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Divulgada programação do Encontro de Formação Docente do PARFOR/UFPI, período 2023.2

Última atualização em Domingo, 17 de Dezembro de 2023, 18h48

WhatsApp Image 2023 12 13 at 12.02.25

Com o objetivo de fomentar o debate acerca das potencialidades da Pedagogia da Alternância nos cursos ofertados através do PARFOR/UFPI, enquanto paradigma e matriz teórico-metodológica que se baseia na associação da experiência à prática e na ação cooperativa; entender a sistemática de funcionamentos dos cursos do PARFOR na UFPI e planejar as atividades que serão desenvolvidas no período letivo 2023.2, o PARFOR/UFPI realizará nesta sexta-feira (15), o Encontro de Formação Docente.

O evento terá como pauta a Pedagogia da Alternância, problematizando as suas especificidades didático-metodológicas (ação cooperativa, relações entre distintos saberes, relação teoria e prática, trabalho e educação etc.) e suas potencialidades na facilitação do acesso e da permanência dos sujeitos na escola como um direito, sobretudo, das populações que precisam conciliar trabalho e estudo, evidenciando as possibilidades de ações nos cursos do PARFOR/UFPI (Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia).

O evento terá início às 8h, no Auditório Afonso Sena, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN – SG-03). A programação contará com a mesa-redonda “Pedagogia da Alternância: especificidades didático-metodológicas e possibilidades de ação nos cursos do PARFOR/UFPI (Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia)”, tendo como debatedores: Prof. Dr. Luiz Jesus Santos Bonfim (UFPI/CCE/LEDOC) Profa. Dra. Keylla Rejane Almeida Melo (UFPI/CCE/ LEDOC) e mediação do Prof. Dr. Ariosto Moura da Silva (UFPI/CCE/LEDOC). Em seguida, haverá um momento para informes e encaminhamentos do Programa.

No turno da tarde, ainda no Auditório Afonso Sena, terá início a Reunião de Formação Pedagógica, abordando tópicos como as especificidades e regulamentação do PARFOR (Portaria CAPES nº 220/2021); orientações gerais sobre a sistemática de funcionamentos dos cursos do PARFOR na UFPI; Atividades Curriculares de Extensão (ACE) no PARFOR/UFPI; Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI: espaço de materialização da aprendizagem interdisciplinar; especificidades do modelo de formação ancorado na alternância: Tempo Universidade e Tempo Escola/ Comunidade.

Logo após, ocorrerá a Reunião de Formação Pedagógica de cada curso separadamente, abordando o planejamento das atividades que serão desenvolvidas no período letivo 2023.2; Plano de Ensino / Cronograma de Atividades de Disciplina; Caderno de Apoio Pedagógico; Cronograma de Desenvolvimento de Disciplina; Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/UFPI (ACE) e Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR).

Acesse aqui a programação completa para mais informações e locais de realização da Reunião de Formação Pedagógica de cada curso.